Pular para o conteúdo principal

Declarações dos Comunistas do Irã e Israel - PCB

 







Declaração conjunta dos PCs do Irã e de Israel

Parem com a matança! Acabem com a guerra agora! O Partido Tudeh do Irã e o Partido Comunista de Israel condenam veementemente a contínua agressão israelense na região e seu mais recente ataque contra o Irã, que constitui uma violação direta ao Direito Internacional. Exigimos a cessação imediata de todas as ações militares, que estão causando um número significativo de vítimas civis em ambos os lados.

Os crimes cometidos pelo governo reacionário de direita de Benjamin Netanyahu em Gaza e na Cisjordânia, com o apoio do imperialismo estadunidense, do Reino Unido e de seus aliados na União Europeia, não só causaram a morte de mais de 55.000 palestinos — incluindo mais de 18.000 crianças — como também deram ao governo israelense sinal verde para continuar sua agressão contra outros países da região. O objetivo é redesenhar o mapa do Oriente Médio em consonância com os interesses estratégicos do imperialismo estadunidense. Trata-se de um governo cujos líderes foram, com razão, indiciados por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional.

Ao testemunharmos a guerra e a destruição no Irã e em Israel, também alertamos para o perigo de que essa situação seja usada para intensificar e perpetuar o sofrimento desumano e a opressão do povo palestino em Gaza e na Cisjordânia ocupada. Apelamos à comunidade internacional para que tome medidas reais e concretas para evitar uma nova catástrofe para o povo palestino e os povos de toda a região. Reconheçam o Estado Palestino agora! Acabem com o genocídio em Gaza!

Somente o imperialismo, seus aliados, forças reacionárias e as ditaduras governantes se beneficiam das tensões e da guerra. Israel e os Estados Unidos — seguindo o que aconteceu no Iraque, Líbia e Síria — estão agora determinados a minar a soberania iraniana e não medirão esforços para subjugar todos os regimes da região ao mesmo projeto imperialista de hegemonia no Oriente Médio, que visa esmagar a vontade dos povos e seu direito à autodeterminação. Reiteramos nossa oposição de princípios a todos os programas de armas nucleares, tanto no Oriente Médio quanto no resto do mundo.

O caminho para deter a corrida armamentista nuclear na região não passa por uma guerra agressiva contra o Irã, mas pela desnuclearização completa de todo o Oriente Médio e pela adesão de todos os seus países, incluindo Israel, ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Apelamos a todas as forças progressistas e amantes da liberdade em Israel, no Irã e em todo o mundo para que se unam na condenação desta flagrante e brutal violação do Direito Internacional e concentrem todos os esforços na prevenção a um conflito militar com consequências devastadoras, trabalhando pelo estabelecimento de uma paz justa no Oriente Médio.

A opinião pública global deve ir além da mera preocupação expressa pelo Secretário-Geral da ONU com o ataque israelense ao Irã. Todos os mecanismos internacionais disponíveis no âmbito das Nações Unidas e de seu Conselho de Segurança devem ser acionados para evitar que a região mergulhe em uma guerra catastrófica e total.

Parem a guerra e a escalada militar no Oriente Médio agora!
Acabem com a guerra em Gaza, pelo reconhecimento do Estado Palestino!

Comitê Central do Partido Comunista de Israel
Comitê Central do Partido Tudeh do Irã








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista do dia - Nicole Sherinzinger

Nicole Scherzinger cantora, compositora e atriz estadunidense Em 29 de junho de 1978 nasceu em Honolulu-Havai Nicole Prescovia Elekolani Valiente Aniversariante do dia a cantora do grupo Pussycot Doll  

Fatos Históricos Marcantes do dia 6 de junho - Movimento Reflexivo

Em 6 de junho de 1755 -Abolição indígena no Pará, Maranhão e Amazonas dando início a escravidão negra (afro) no Norte do Brasil a partir da Régia de D. José I. Em 6 de junho de 1769 - O Marques de Pombal coloca a Inquisição sob Proteção régia. Em 6 de junho de 1770 - fundação da Casa de ópera mais antiga da América Latina. Teatro Municipal de Ouro Preto. Em 6 de junho de 1888 nasce Valerian Kybyshev, revolucionário russo comandante do Exército Vermelho, Presidente do Conselho Superior de Economia Nacional 1930 a 1934. Em 6 de junho de 1909 Nasce em Riga, Isaia Berlin, filósofo historiador judeu. Falecido em Oxford em 5 de novembro de 1997. Em 6 de junho de 1934 nasce em Vitória-Espírito Santo, Carlos Nobre, cantor e compositor, cujo o nome de batismo é Nomar Nobre Chambelain. Falecido em 27 de junho de 2009. Em 6 de junho de 1935 - nasce em St. Louis-Missouri-EUA, Grant Green guitarrista estadunidense falecido em 31 de janeiro de 1979 Em 6 de junho de 1936 - nasce em Matalana distrito...

poesia - Tua bela presença - Manoel Messias Pereira

  modelo Vitória Santos tua bela presença. Desde que olhei pra você tive a impressão de que estava diante da beleza do céu Vi teu sorriso mais lindo tal qual o canto dos pássaro tive a sensação de estar diante  da ternura e a beleza de uma rosa Desde que olhei pra você, entendi a razão de amanhecer e ver o sol aparecer, lindo como o brilho de seu olhar, explendido e intenso. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil