Pular para o conteúdo principal

Crônica -A camarada Tarsíla do Amaral - Manoel Messias Pereira

 






obra "Operários" Tarsila do Amaral


A camarada Tarsila de Aguiar do Amaral 



Hoje recordamos o nascimento da camarada Tarsila do Amaral, considerada a mais importante pintora da Semana de Arte de 1922. Ela que nasceu em Capivari no dia 1 de setembro de 1886, portanto se vai cento e trinta e oito anos e faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.

Essa artista plástica, foi pintora, desenhista, escultora, ilustradora cronista e tradutora brasileira. É a principal artista do modernismo latino americano. Ela influenciou outras tantas artistas como Anita Mafaldi e outras expressões da literatura, como Menotti Del Pichia, Mario de Andrade e Oswald de Andrade.

E recentemente no dia 19 de agosto de 2024, veio a tona uma Polêmica sobre uma tela que a Associação das Galerias de arte não reconheceu a obra, mas a obra gerou controvérsia entre a familia . Foi uma tela intitulada paisagem que estava com uma familia coreana a obra está avaliada em R$60 milhões, embora confirmada a sua autenticidade com tecnologia avançada. A polêmica ainda continua.

Tarsila foi casada com Oswald de Andrade entre 1926 e 1929, inclusive Oswald de Andrade lançou Manifesto Antropofago, que tem bem no meio o desenho de Tarsila de 1928, que foi exposto na sua exposição na Galeria Percier em Paris.

E Oswald de Andrade separa de Tarsila, quando apaixona-se por Patricia Galvão. Pelo menos é o que penso. Ela ilustrou seus livros e seu manifesto antropofago.

Tarsila veio de uma família de fazendeiros de Capivari, e iniciou os estudos de pintura em 1916, em sua residência todos tinha formação de professores e eram bastante conservadores. E ela como mulher não teve muito incentivo na carreira. Porem seus pais viajaram para a Espanha onde ela chamou a atenção pois desenhava. Tarsila frequentou a escola em Barcelona e depois mais tarde em Capivari com o pintor Pedro Alexandrino Borges. Já em Paris estudou na Academie Julian, juntamente com outros artistas.

O que se descobriu recentemente foi que Tarsila também dedicou-se a música, e foi agora no ano de 2021, que um partitura sua foi encontrada a casa de uma sobreinha neta na cidade de Campinas, era uma peça para pianno e voz chamada Rondo d'Amour", que acabou sendo gravada em 2022 pelos professores de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o pinanista Durval Ceselli, a soprano Elke Reder e o tenor Kaio Moraes.

Ela tentava sempre estabelecer em relação a outro país a sua brasilidade, sendo que em Paris a sua obra mais importante foi a Negra, ela também exibia a pintura indigena com ares modernistas. Uma coisa que ela estabelecia sempre era a sua lembrança de menina na fazenda., afirmando que desejava ser a garotinha de São Bernardo brincando com a boneca de palha.

Tarsila fez a sua primeira exposição individual  no Brasil em 1929, no Palace Hotel no Rio de Janeiro, período que acabou seu casamento com Oswald de Andrade. E teve um breve relacionamento com médico psiquiatra Osório Cesar, que era do Partido comunista Brasileiro -PCB, ela passou a ter uma preocupação com a questão social e inclusive foi quando pintou "Operarios". Ela viajou com ele para a União Soviética e ao voltar em 1931 acabou ficando um mês presa.

Depois disto acusada de comunista por Getúlio Vargas ela afasta-se da politica e de seu amor. Ela que frequentou várias reuniões do partido.

Conheceu o jornalista e critico de artes Luis martins que era vinte anos mais jovem do que ela. Ele também apaixonou por uma prima dele chamada Anna Maria e acabou deixondo Tarsila porém ela teve uma única filha com ele a Ana Luisa Martins.

Ela sentiu -se e começou a apenas dedicar-se a sua arte, quando precisou fazer uma cirurgia que deixou -a paraplégica. Veio a falecer aos 86 anos no dia 17 de janeiro de 1973, E está sepultada para a eternidade no Cemitério da Consolação em São Paulo.




Manoel Messias Pereira

professor de história, cronista brasileiro

São José do Rio Preto -SP. Brasil





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista do dia - Nicole Sherinzinger

Nicole Scherzinger cantora, compositora e atriz estadunidense Em 29 de junho de 1978 nasceu em Honolulu-Havai Nicole Prescovia Elekolani Valiente Aniversariante do dia a cantora do grupo Pussycot Doll  

Fatos Históricos Marcantes do dia 6 de junho - Movimento Reflexivo

Em 6 de junho de 1755 -Abolição indígena no Pará, Maranhão e Amazonas dando início a escravidão negra (afro) no Norte do Brasil a partir da Régia de D. José I. Em 6 de junho de 1769 - O Marques de Pombal coloca a Inquisição sob Proteção régia. Em 6 de junho de 1770 - fundação da Casa de ópera mais antiga da América Latina. Teatro Municipal de Ouro Preto. Em 6 de junho de 1888 nasce Valerian Kybyshev, revolucionário russo comandante do Exército Vermelho, Presidente do Conselho Superior de Economia Nacional 1930 a 1934. Em 6 de junho de 1909 Nasce em Riga, Isaia Berlin, filósofo historiador judeu. Falecido em Oxford em 5 de novembro de 1997. Em 6 de junho de 1934 nasce em Vitória-Espírito Santo, Carlos Nobre, cantor e compositor, cujo o nome de batismo é Nomar Nobre Chambelain. Falecido em 27 de junho de 2009. Em 6 de junho de 1935 - nasce em St. Louis-Missouri-EUA, Grant Green guitarrista estadunidense falecido em 31 de janeiro de 1979 Em 6 de junho de 1936 - nasce em Matalana distrito...

poesia - Tua bela presença - Manoel Messias Pereira

  modelo Vitória Santos tua bela presença. Desde que olhei pra você tive a impressão de que estava diante da beleza do céu Vi teu sorriso mais lindo tal qual o canto dos pássaro tive a sensação de estar diante  da ternura e a beleza de uma rosa Desde que olhei pra você, entendi a razão de amanhecer e ver o sol aparecer, lindo como o brilho de seu olhar, explendido e intenso. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil