Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos Marcantes do dia 30 de junho - Movimento Reflexivo

 






















Em 30 de junho de 1884 nasce em Paris  GEorges Duhamel, escritor francês, autor de Civilization e a Crônica do Pasquer. Eleito em 1935 para  Academia Francesa, foi secretario perpétuo em 1944 a 1946 Ativo renovou a Aliança Francesa no pós guerra Falecido em 13 de abril 1966 em Valmadois.


Em 30 de junho de 1892 - Começou a Greve de Homestead perto de Pittsburgh na Pensilvânia, quando não havia mais condições de conversa os trabalhadores resolve paralisar os empresários Henry Frick e Andrew Carnegie contratam segurança da empresa Pinkerton, e fazem um massacre em que termina em 6/07/1892 com quatro mortes e centenas de feridos. Uma história um pouco esquecida, na História dos Estados Unidos da América.


Em 30 de junho de 1893 nasce Walter Ulbricht, líder comunista alemão foi secretario geral do Partido Socialista Unificado. Faleceu em 1 de agosto de 1973,


Em 30 de junho de 1908 -Ocorreu a quea de um objeto vindo do céu na região da Sibéria no Império Russo, o que ficou conhecido como o Evento de Tunguska próximo no rio Pedkamennaya Tunguska. A queda provocou uma explosão devastando uma área de milhares de quilomentros foi um meteoro ou fragmento de Cometa, que caiu.


Em 30 de junho de 1917 nasce em Nova York Lena Horner cantora e atriz estado unidense e falece em 30 de maio de 2010 na mesma cidade natal.




Em 30 de junho de 1928 - Encerra-se a convenção Relativa ao Estatuto do Regulamento do Refugiado e o Protocolo do Refugiado que teve início no dia 12 de maio de 1926.


Em 30 de junho de 1931 nasce em Chicago -Illinois-EUA, Andrew Hill, pianista de jaz estadunidense. Falecido em sua casa ele que estava sofrendo comum câncr nos pulmãos em 20 de abril de 2007 - ele que recebeu o título de doutor Horis Causas da Berklee College of Music.


Ernest Rohm - oficial alemão

Erich Klausener - jurista expurgado falam que foi fuzilado.


Kurt Von Scleicher - general alemão


Gregor Strasser -politico alemão nazista que disputava com Hitler


Gustavo Riller Von Kohr
Em 30 de junho de 1934 - Adolf Hitler, organizou juntamente com a Gestapo o que chamou-se de expurgo dentro do Partido nazista, quando na Noite dos Longos Punhais, foram mortos, membro do partido e oficiais nazistas como Ernest Rohm, Erich Klausener, Kurt Von Sleicher, Gregor Strasser, Gustav Riller Von Kohr.


Em 30 de junho de 1936 - O imperador Haile Selassie da Albissímia pede ajuda a Liga das Nações contra a invasão de seu país pela Itália. 


Em 30 de junho de 1936 - Nasce Cherchell-Argélia, Assis Djabar, como ficou conhecida Fatema Zohra Imalayen, escritora, novelista, teatróloga e cineasta argelina ,Falecida 6 de fevereiro de 2015 em Paris.


Em 30 de junho de 1941 - Durante a segunda Guerra temos a Alemanha invadindo a URSS, na Operação Barbarossa, uma ação planejada desde 1933, lançada em 22 de junho de 1941, e constituiu um dos episódios mais brutais 


Em 30 de junho de 1942 nasce Jean Baptiste Quédraogo, militar e presidente de Burquina Faso entre 1980 com a queda do coronel Zaye Zerbo e depois foi derrubado em 1983 pelo capitão  camarada Thomas Sankara. Que depois foi derrubado pelo capitão Blaise Campoeré. Outro militar amigo de Sankara.


Em 30 de junho de 1943 - nasce Florence Ballard, cantora estado-unidense , falecida em 22 de fevereiro de 1976.

Em 30 de junho de 1947 nasce em Belo Horizonte, a cantora Martinha, ou Martha Vieira Figueredo Cunha, cantora e compositora brasileiro.


Em 30 de junho de 1949 - Está registrado no livro do padre Giacomo Martina, que faleceu em 2012 que era padre jesuíta, professor de história da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e em seu livro História da igreja I,II,III,e IV volumes consta que nesta data há um decreto do Santo Ofício, que sancionava a recusa dos sacramentos a todos que votassem no Partido Comunista Italiano-PCI, e a excomunhão para aqueles que professavam em suas ideologias materialismo e anti-cristã.


Em 30 de junho de 1951 - Nasce Stanley Clarke, musico, compositor de jazz, rock, pop e R&B estado unidense.


Em 30 de junho de 1956 nasce em Detroid David Alan Grier, ator, compositor e comediante estadunidense.



Em 30 de junho de 1957 - Falece José Rodrigues Leite Oiticica, professor, dramaturgo, poeta, filólogo e notável escritor anarquista brasileiro, que ainda estudou mas não fez a formatura de medicina e direito.

Em 30 de junho de 1958 -É inaugurado o Palácio do Alvorada em Brasilia.


Em 30 de junho de 1960 - Congo Belga ganha independência como Republica do Congo.


Em 30 de junho de 1960 nasce Yahya Ould Ahmed El Wghfe, foi secretario da presidência da Mauritânia entre 2007 e 2008 e assumiu como Primeiro ministro em 2008 e foi substituido por Lagdaf é um economista.



Em 30 de junho de 1960 nasce  em São Paulo-SP, Toni Belloto, ou Antonio Carlos Liberalli Belotto, musico e cantor brasileiro, casado com a atriz Malu Mader.


Em 30 de junho de 1963 - O Massacre de Ciaculli, quando um carro bomba atribuído ao chefe da máfia Salvatore Greco explodiu matando sete policiais e militares perto de Palermo.



Em 30 de junho de 1962 - Foi fundada a AP Ação Popular por membros da JUC Juventude Universitária Católica.


Em 30 de junho de 1966 - nasce Mike Tyson ex-pugilista estado unidense.



Em 30 de junho de 1966- É fundada a organização Naciona da Mulher dos Estados Unidos da América, ou National Organization of Women fundado por Betty Friedan e Paul Murray, considerado a maior instituição feminista dos Estados Unidos da América.





Em 30 de junho de 1969 - nasce em Abaetetuba-PA, Dira Paes como ficou conhecida Ecleidira Maria Fonseca Paes, atriz e apresentadora brasileira.


Em 30 de junho de 1984 - nasce Fantasia Barrino, cantora e atriz estado-unidense




Em 30 de junho de 1986 - nasce Alicia Fox, wrestter e modelo estado unidense.




Em 30 de junho de 1987 Um quebra quebra no Rio de Janeiro obriga o Poder Judiciário a revogar o reajuste de 50% no preço das passagens de ônibus.


Em 30 de junho de 1988 - falece Abelardo Barbosa o Chacrinha, apresentador brasileiro.


Em 30de junho de 1989 - Nasce Asbel Kiprop. atleta queniano.


Em 30 de junho de 1995 - nasce Marina Ruy Barbosa, atriz brasileira


Em 30 de junho de 2004 - falece em Lisboa, o poeta Antonio Souza Freitas, el ue era natural de Buarco em 01 de janeiro de 1921.




Em 30 de junho de 2005 Teve início a I Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial que encerrou no dia 2 de julho de 2005, ocorrido em Brasília -Distrito Federal.


Em 30 de junho de 2009 falece Pina Bausch, coreógrfa e bailarina, pedagoga alemã

Em 30 de junho de 2012 - O boi Bumba passa a ser patrimônio cultural do país conforme atribuição do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Hoje dia do Boi Bumbá.


Em 30 de junho de 2013 Falece em Ilorin, Thompson Oliha, jogador de futebol da Seleção da Nigéria, que disputou duas Copas, vitima de uma malária, ele que era natural do Benin nascido em 4 de outubro de 1968.


Em 30 de junho de 2020 O adolescente Guilherme Silva Guedes de 15 anos, que havia desaparecido na zona sul de são Paulo, foi encontrado o seu corpo em Diadema com dois tiros e agressões. ele foi morto por um sargento e um soldado da Policia Militar do Estado de São Paulo, que tinha inclusive uma empresa de Segurança e acabou prendendo o rapaz por engano próximo de sua casa e acabou assassinando-o.


Em 30 de junho de 2020, No jornal El País, foi publicado nesta data que na periferia de Carapicuíba o jovem negro Gabriel Nunes de 19 anos dirigindo uma moto acabou colidindo com uma viatura policial, tendo ele sofrido com um atendimento violento por parte o soldado que o asfixiou-o até desmaiar. Caso esse publicado naquele órgão da imprensa para o conhecimento de todos.



Em 30 de junho de 2020 O professor Carlos Decotelli, que foi escolhido como ministro da Educação pelo presidente Jair Bolsonaro, maquiou o seu currículo o que reforçou o pessimismo em relação ao futuro da Educação neste governo. E por isto ficou insustentável a sua presença no Ministério.

Em 30 de junho de 2022 0 O plenário do Senado da República Federativa do Brasil, aprovou o PLC de 2018 que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matriz africanas e Nações do Candomblés, que sera comemorado em 21 de março de cada ano.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f