Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos marcantes do dia 1 de junho - Movimento Reflexivo

 






Em 01 de junho de 1808 - Foi editado em Londres o primeiro jornal Correio Brasiliense, feito pelo jornalista Hipólito Jose da Costa, longe da censura portuguesa. Com base na Lei 9331/99 - Passou a comemorar-se neste dia O Dia da Imprensa .


Em 01 de junho de 1867 - Fundou-se o Instituto Missionário para à África Negra, que deu lugar ao Instituto Camboniano.




Em 1de junho de 1890 Falece em São Miguel de Seidy  Camilo Castelo Branco, escritor português, que sofreu com uma perfuração de arma de fogo nascido em em Martires em Lisboa dia 16 de março de 1825, era cronista, critioco, dramaturgo conhecido como visconde Correia botelho. Nome completo Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco.


Em 01 de junho de 1911 - Em Santos surgiu o jornal O Proletariado


Em 01 de junho de 1922 nasce Bibi Ferreira atriz cantora e compositora brasileira falecida em fevereiro de 2019.


Em 01 de junho de 1925 - Acontece a Conferência Mundial para o Bem Estar da Criança em Genebra, e por isto passa a ser comemorado em todo o Dia 01 de junho em Portugal, Moçambique  e Angola o Dia Mundial da Criança.


Em 1 de junho de 1925 nasce Marie Knigth cantora estadunidense falecida em 30 de agosto de 2009


Em 01 de junho de 1929 - Em Buenos Ayres teve início a 1a. Conferência dos Partidos e Grupos Comunistas.



Em 1 de junho de 1930 - falece Eugênio de Paula Tavares, ícone da cultura cabo-verdiana, poeta e literato.


Em 01 de junho de 1931 - nasce Zuenir Ventura, jornalista e escritor brasileiro


Em 01 de junho de 1933 - Fundada a Escola Paulista de Medicina na cidade de São Paulo, atualmente Unifesp.

Em 01 de junho de 1937 - nasce Morgan Freeman ator estadunidense.


Em 01 de junho de 1939 -nasce Cleovan Little, ator estado unidense.






Em 01 de junho de 1940 Os ingleses conseguem retirar de Dunquerque (ponto francês) soldados encurralados pelos alemães. A Operação ocorreu durante a madrugada. Esse é um dos episódios mais significativos da resistência aliada. Protegida pelo nevoeiro da madrugada toda a população local homens e mulheres usaram suas embarcações a remo e fizeram o resgate de 300 mil soldados, numa operação silenciosa e coordenada. Pela manhã os nazistas de decepcionaram ao descobrir que as tropas inglesas haviam misteriosamente desaparecido.



Em 01 de junho de 1944 - nasce em Livinsgestone, Guy Scott economista e foi presidente interino de Zambia entre outubro de 2014 a janeiro de 2015.


Em 01 de junho de 1948 - falece Sonny Boy Willianson - músico estadunidense.


Em 01 de junho de 1948 - Mês do petróleo inicia com manifestação da UNE-União Nacional dos estudantes na Praia do Flamengo.

Em 1 de junho de 1949 nasce em Susa, Habib Essid, primeiro ministro da Tunísia desde 2015nomeado logo após a nova Constituição da Republica da Tunisia.



Em 1 de junho de 1952 - falece em Nova York, John Dewen, filósofo e pedagogo, um educador nascido em 20 de outubro de 1959.

Xi Jinping


Em 01 de junho de 1953 - Nasceu Xi Jinping, secretário geral do Partido Comunista Chinês e atual presidente da China, tomou posse em 14 de março de 2013. Diretor da Escola Central do Partido e Membro do Comitê Permanente do Politburo.

Em 1 de junho de 1953 nasce em São Luis do Marnhão, Roseana Macieira Sarney Murad, socióloga, foi governador do Estado do Maranhão por quatro mandato, deputada federal e senadora brasileira, filiada ao MDB.


Em 01 de junho de 1960 nasce Dhema, cantor e compositor brasileiro


  




Em 01 de junho de 1964 - Quênia torna-se uma república como Jomo Kenyatta como seu primeiro presidente de 1964 a 1978.

Em 1 de junho de 1972 nasce Maria Rueff natural de Beira -Moçambique, atriz portuguesa.


Em 1 de junho de 1972 nasce  Richmont-Virginia-EUA, Taylor Sta Clair, atriz estadunidense


Em 01 de junho de 1974 - Nasceu em Ottawa a cantora e compositora canadense Alanis Morissette.




Em 1 de junho de 1980 - Yasser Arafat foi reeleito por unanimidade, presidente do Comitê Central do El Fatah, um grupo politico das organizações da OLP.



Em 1 de junho de 1984 nasce Arriely Bonatti, cantora brasileira





Em 01 de junho de 1985 - nasce Tirunesh Dibaba, atleta etíope.


Em 01 de junho de 1987 - nasce Yarisley Silva atleta cubana

Sophia Reis

Em 01 de junho de 1988 - Nasceu Shophia Reis, filha do cantor Nando Reis, atriz, apresentadora de TV.



Em 01 de junho de 1988 nasce Nelsa Alves modelo angolana


Em 1de junho de 1988 nasce Nami Tamaki, cantorajaponesa

Em 01 de junho de 1989 - nasce Brooklyn Lee, atriz estado unidense





Em 01 de junho de 2001 - Durante o Colóquio de Filosofia e História da Educação, o professor doutor Sergio Castanho -DEFHE/FE Unicamp, abordou o tema "Questões Teóricas - metodologia de História Cultural e Educação. Na Unicamp.




Em 1 de junho de 2003 nasce Shailyn Pierre-Dixon, atriz estadunidense.

Em 1 de junho de 2003 A República Popular da China começou a encher a Barragem das Três Gargantas aumentando em cem metros o nível da agua na barragem.

Missão de Paz no Haiti ?

Em 01 de junho de 2004 - Após a reunião do Conselho de segurança das Nações Unidas, que violava mais uma vez regras do Direito Internacional e iniciava uma ocupação militar no Haiti. Coincidentemente, o Conselho encarregou as Forças Armadas Brasileiras de coordenar essa ação. Em desrespeito aquele povo. com aproximadamente 30 mil mortos. Sem contar estupros e cóleras.

Em 01 de junho de 2008 - falece Yves Saint Laurent, designe de modas



Em 01 de junho de 2011 - Ocorreu o I Seminário "Anarquismo e Sindicalismo" no antigo prédio da Biblioteca de Geografia e História ao lado do Anfiteatro da USP. Foram os debatedores, professores Amir El Hakin de Paula (USP), e Felipe Correia Pedro (USP), mesa coordenada pelo professor Rodrigo Rosa da Silva (USP.)

Em 1 de junho de 2011 - falece em São Paulo, vitima de um cancer no figado Manolo Otero, cantor espanhol que morou muito tempo em Indaiatuba-SP, nascido em 25 de junho de de 1942 na cidade de Madrid- Espanha.



Em 1 de junho de 2021 O papa Francisco endurece as leis contra os abusos sexuais em referencia histórica no Código Canônico. Tanto em relação a pedofilia, contra os outros crimes.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f