Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos Marcantes do dia 1 de março - Movimento Reflexivo

 






Em 01 de março de 1493 - A Caravela La Pinta atraca no Porto de Bayona-Espanha de regresso da América. Foi o primeiro sucesso da expedição de Cristóvão Colombo.

Em 01 de março de 1498 - O navegador português Vasco da Gama, chega a atual Moçambique.

Duarte da Costa
Em 01 de março de 1553 - Duarte da Costa foi nomeado pela Coroa portuguesa o 2. Governador Geral do Brasil em substituição a Thomé de Souza.


Em 1 de março de 1562-teve início a guerra religiosa na França com o massacre de 63 huguenotes por católicos em Wassy.

Demarcada como uma das mais extensas rebeliões deflagradas no Brasil, a Revolução Farroupilha contou com uma série de fatores responsáveis por esse conflito que desafiou as autoridades imperiais. Naquele período, a insatisfação junto às políticas imperiais e a proximidade das jovens repúblicas latino-americanas demarcaram o contexto inicial do conflito.

Ao longo da história econômica da região sul, a pecuária tornou-se um dos principais focos da economia gaúcha. Ao longo do processo de diversificação das atividades econômicas do país, os estancieiros (fazendeiros) sulistas tornaram-se os principais produtores de charque do Brasil. Esse produto, devido sua importância nos hábitos alimentares da população e seu longo período de conservação, articulava a economia agropecuária sulista com as regiões Sudeste e Centro-oeste do país.

Durante o Primeiro Reinado e Regência, vários impostos impediam a ampliação dos lucros dos fazendeiros sulistas em consequência do encarecimento do preço final do charque gaúcho. Não bastando os entraves tributários, a concorrência comercial dos produtos da região platina colocou a economia pecuarista gaúcha em uma situação insustentável. Buscando acordo com o governo central, os estancieiros gaúchos exigiam a tomada de medidas governamentais que pelo menos garantissem o monopólio sulista sob o comércio do charque.

Em 1836, inconformados com o descaso das autoridades imperiais, um grupo liderado por Bento Gonçalves exigiu a renúncia do presidente da província do Rio Grande do Sul. Em resposta à invasão feita na cidade de Porto Alegre, um grupo de defensores do poder imperial, também conhecidos como chimangos, conseguiu controlar a situação em junho daquele mesmo ano. Logo após a batalha de Seival, de setembro de 1836, os revolucionários venceram as tropas imperiais e proclamaram a fundação da República de Piratini ou República Rio-Grandense.

Em 01 de março de 1845 - Termino da Revolução Farropilha, David Canabarro assina o Tratado de Poncho Verde com Duque de Caxias.

Em 01 de março de 1870 - Terminou a Guerra com o Paraguai

Em 01 de março de 1894 - A primeira eleição direta da história do Brasil elege o fazendeiro paulista Prudente de Morais.


Em 1 de março de 1896 -A batalha de Adwa, um exército etíope, derrota uma força italiana em maior número, pondo fim a primeira guerra Italo-Etíope.

Em 1 de março de 1913 nasce em Oklahoma City, Ralph Waldo Ellison, escritor , critico literário e acadêmico estadunidense. Falecido em 27 de abril de 1882 em Concord Massachusetts.

João Belchior Marques Goulart (São Borja, 1 de março de 1919[1] — Mercedes, 6 de dezembro de 1976),[2] conhecido popularmente como "Jango", foi um advogado e político brasileiro, 24° presidente do país, de 1961 a 1964. Antes disso, também foi vice-presidente, de 1956 a 1961, tendo sido eleito com mais votos que o próprio presidente, Juscelino Kubitschek.


Em 1 de março de 1919 - Ocorre o Movimento Primeiro de março ou Movimento Samil, as primeiras demonstrações de resistência coreana durante a ocupação do Império Coreano pelo Japão. Movimento que fora formado por 33 nacionalistas que formaram o núcleo do movimento e reuniam-se no restaurante Taehwagwan em Seul, local em que leram a Declaração de Independência escrito pelo historiador Choe Nam-Seon e o poeta Manhae O Hans Yongun.

Em 1 de março de 1923 - falece no Rio de Janeiro,  Ruy Barbosa , jurista, advogado filólogo, jornalista, tradutor, orador e primeiro ministro da economia da primeira república. Nascido em Salvador em 5 de novembro de1849.

Em 1 de março de 1925 nasce em Malange, Alexandre do Nascimento, cardeal angolano. Arcebispo emérito de Luanda.

Em 1 de março de 1927 nasce Harry Belafonte, músico, cantor, ator e ativista pelos direitos humanos estado-unidense, embaixador da boa Vontade da Unicef, nome de batismo Harold George Bellafanti.


Em 1 de março de 1939 nasce Tzvetan Todorov, filósofo e linguista búlgaro (falecido em 7 de fevereiro 2017).


Em1 de março de 1939 - nasce em Havana, Juan Leovigildo Brouwer Mezquitda, cantor, compositor e maestro cubano.


Em 01 de março de 1940 - O general Francisco Franco, totalitarista espanhol, de extrema direita estabelece a lei contra os maçons e comunistas.

Jorge Aragão
Em 01 de março de 1949 - Nasceu o cantor e compositor brasileiro Jorge Aragão

Daniel Ortega
Em 01 de março de 1981 - Daniel Ortega é nomeado coordenador da Junta de governo da Nicarágua.

Em 1 de março de 1983 nasce Lupita Armond Nyong'o, atriz, modelo mexicana/queniana.

Virgílio Ferreira
Em 01 de março de 1996 - Falece o escritor português Virgílio Ferreira.

Claudio Villas Boas
Em 01 de março de 1998 - Faleceu o sertanista brasileiro Claudio Villas Boas

Raul Reys
Em 01 de março de 2008 - Foi assassinado o guerrilheiro das Farc Raul Reys, morto no Equador. Com esse féretro teve início de uma crise diplomática entre a Colômbia, Equador e Venezuela após a morte deste guerrilheiro do secretariado do Farc na Colômbia.

José Mujica
Em 01 de março de 2010 - O ex- guerrilheiro José Mujica eleito em 2009 assume a presidência do Uruguai.



Em1 de março de 2017 - O Instituto Polonês da Memória, após a chegada de governo ultra conservador do partido Lei e Justiça (PiS), resolveram publicar uma lista em que mostram o nome dos 9000(nove mil) guardas de Auschwitz. desta forma reescrevendo a história e semeando dúvidas a muitos historiadores, pois sabemos que a Polônia foi um País que mais sofreu na Segunda Guerra Mundial, porém é um país que mais cometeu atrocidade com judeus ao mesmo tempo.


Em 1 de março de 2018 - O Supremo Tribunal Federal - STF, tomou a decisão unânime, de permitir que pessoas trans possam mudar de nome basta somente ir até um cartório, mesmo sem autorização judicial ou sem cirurgia de mudança do sexo.

Em 1 de março de 2019 - Falece em Santo André, o garoto Arthur Araujo Lula da Silva, neto do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, que nesta época estava preso em Curitiba, num processo dirigido por um juíz Sérgio Mouro, que usou de acusações sem prova e condenou-o , o ex presidente.   A justiça autorizou o sr. Presidente Lula a ir até ao velório e consolar o seu filho Sandro e a sua nora Dna. Marlene. Luís Inácio Lula da Silva ficou duas horas com a família diante de toda a dor, da família.

Em 1 de março de 2021 A escritora Leila Slimani, franco-marroquina publica o seu livro "país dos outros" uma saga inspirada na história de seus ancestrais. E deixa uma indagação chamando a mestiçagem de maldição .E disse toda as vezes que um negro progride na hierarquia social mais os brancos você parece aos olhos deles.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f