Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos marcantes do dia 30 de novembro -Movimento Reflexivo

 








Em 30 de novembro de 1872 - Aconteceu a primeira partida de futebol internacional em Hamilton Crescente Glasgow entre Escócia e Inglaterra, sendo esse jogo que terminou empatado em 0 a 0.

No dia 30 de novembro de 1874, nascia Winton Churchil, estadista, britânico, escritor, jornalista, orador e historiador. 1.o Ministro da Inglaterra. Um homem que lutava pela Paz, e achava a 2a. Guerra desnecessária. O seu último discurso, chamou-se "jamais desesperar".

Em 30 de novembro de 1907 - nasce em  Maranguape-CE, Clovis Bueno, formado em agrimensura e militante comunista, membro do Partido Comunista brasileiro -PCB. Não me recordo que alguém do Partido tenha falado no seu falecimento. Recordo de quando ele completou os 110 anos em 2017 ele foi homenageado em Goiás. Seu nome de batismo é Cesar Carlos de Almeida.

Em 30 de novembro de 1909 - nasce Robert Nighthawk, músico estadunidense cujo o nome de batismo é Robert Lee McCollum nascido em Arkansas e falecido em 5/11/1967.

Em 30 de novembro de 1913, Charles Chaplin, iniciava a sua carreira de ator cinematográfico com o filme "Marking Living de Mark Sennette".

Em30 de  novembro de  1927 - nasce em San Luís - Missouri-EUA, Robert Guillaume, ator estadunidense. Falecido em 24 de outubro de 2017 em Los Angeles.
Em 30 de novembro de 1933 - nasce em Tientsin, Tsai Chin, atriz, roteirista e escritora chinesa.

Em 30 de novembro de 1934 - nasce em Dubreká, Lansana Conté, foi presidente de Guiné de 3/4/1984 a 23/12/2008, quando foi morto. Muçulmano, membro da etnia Susu.


Em 30 de novembro de 1934 - nasce Luiza Erundina - ex prefeita de São Paulo, ex- petista atualmente no PSOL -Partido do Socialismo e Liberdade.


Em 30 de novembro de 1937 - nasce a cantora Miucha, como ficou conhecida Heloisa Maria Buarque de Holanda, formada em História da Arte em Paris, conhecida como cantora e compositora brasileira.

monumento as vítimas dos nazistas
Memorial as vitimas dos nazistas
Em 30 de novembro de 1941 - O Holocausto; Quando os Einsalzgruppen reúnem 11 mil judeus do gueto de Riga e os matam naquele que ficou conhecido como o Massacre de Rúmbula.

Em 30 de novembro 1947 Teve inicio a Guerra civil entre árabes e imigrantes judeus na maioria sionistas na Palestina mandatária, um dia após a partilha feita pela Organização das Nações Unidas e que marca o fim do mantado britânico que culmina com maio de 1948.
Em 30 de novembro de 1947 nasce em Bertice, Moses Veerasammy Nagomooloo, foi primeiro ministro da República cooperativa da Guiana entre 2015 a 2020, nomeado em maio de 2015 pelo presidente Davi Granger.


Em 30 de novembro de 1951 - nasce em Campo Grande - MS, Geraldo Espindola, cantor e compositor brasileiro.


Em 30 de novembro de 1955 - É adotada a bandeira do Vietinam, pelos seus nacionais.

Em 30 de novembro de 1964 - O presidente General, Humberto de Alencar Castelo Branco, promulga o Estatuto da Terra, uma lei que regula direitos e obrigações relacionada aos bens imóveis rurais..

Em 30 de novembro de 1967 - O Iemem do Sul torna-se independente do Reino Unido. Tornou-se um estado socialista com posições revolucionárias comunista. Vanguarda dentro da Península Arábica.
Em 30 de novembro  de 1968 nasce em Yokohana -Kanagawa -Japão, Rica Matsumoto, atriz, dubladora e cantora japonesa.

Em 30 de novembro 1973 -A professora Sonia Moraes Angel Jones, foi assassinada pelo Estado Brasileiro, por suas forças de segurança, sob tortura. Ela que era membro da Ação Libertadora Nacional, uma revolucionária.
Em 30de novembro de 1977 nasce em Illinois-EUA, Nelsan Ellis, ator, dramaturgo  estadunidense. Ele que  era viciado em bebidas alcóolica e teve uma parada cardíaca, vindo à falecer em  2 de julho de 2017.

Em 30 de novembro de 1979 - Grande manifestação popular contra o regime militar implantado em 1964 no Brasil, foi chamada de novembrada na cidade de Florianópolis. fato ocorrido quando da visita de João Figueiredo, general que estava presidente.


Em 30 de novembro de 1980 - falecimento de Angelor de Oliveira o Cartola, cantor e compositor brasileiro.


Em 30 de novembro de 1982 - É lançado o álbum Thriller do cantor Michael Jackson.

Em  30  de novembro de1985 nasce em Delta - Utah,  Chissy Terigen, modelo estadunidense.
Em 30 de novembro de 1987 Falece o camarada Cristiano Cordeiro, militante e co- fundador do Partido Comunista Brasileiro- PCB, nascido em 23 de maio de 1895.

Em 30 de novembro de 1995 nasce Victoria Duval, tenista estadunidense.

Em 30 de novembro de 2000 em biombo -Guiné Bissau, falece Assumane Mané conhecido como Brik brak, guerrilheiro do PAIGC, que foi chefe da Junta Militar queem 7de junho de 1998 iniciou um levante que derrubou o presidente João Bernardo Vieira em 7 de maio de 1980.

Em 30 de novembro d 2005 - John Sestamu se torna o primeiro arcebispo negro da Igreja Anglicna com sua entronização como 97o. Arcebispo de Iorque, o segundo cargo mais importantda Igreja, abaixo do arcebispo de Cantuária. A comunhão anglicana é a terceira maior comunhão cristã, abaixo da Igreja Católica Apostólica e da Igreja Católica Ortodoxa.

Em 30 de novembro de 2005 Desde janeiro de 2005 por meio do Decreto do Conselho de Ministro foi criado O Dia Nacional do Idoso em Angola. São idosos nos países em desenvolvimento as pessoas com mais de 60 anos e nos países desenvolvidos as pessoas com mais de 65 anos de acordo com a Organização Mundial de Saúde- OMS e o envelhecimento, tem dimensão biológica, sociológica, econômica e política.

Em 30 de novembro de 2016 - Portugal e Tunísia reforçam a cooperação para o ensino de português e investimentos.

Em 30 de novembro de 2017 - Em Abdijã aconteceu a 5a.Cupula União da Europeia-União Africana, num momento de desenvolvimento politico e econômico da grande jóia da África Ocidental.

Em 30 de novembro  de 2019 - Na página de El País, o sociólogo Lourenço Cardoso, aborda em questão da branquitude e o fosso social e que exige saber lidar com isto desde a criação.
Em  30 de novembro de 2021 Encerra-se a Bienal de Luanda que teve inicio em 27 de novembro de 2021 e o Fórum Internacional Pan Africano, organizado pela UA-Unidade Africana, Unesco e o Governo de Angola para uma cultur de Paz.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f