Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos Marcantes do dia 1 de setembro - Movimento Reflexivo

 

Em 1 de setembro de 1715 Falece em Versalhes, Luís XIV da França, depois de umreinado de 72 anos. A mior regenia de um rei em toda a Europa, nascido em Saint Germai-en-Loye em 5 de setembro de 1638.


Em 1 de setembro de 1864 nasce em Sandycove- Irlanda, Roger David Casament, poeta, revolucionário, gay, nacionalista irlandês que foi cônsul britânico no Congo. Considerado uma aliado dos alemães na Revolta da Pascoa de 1916, por isto foi preso julgado condenado e executado por traição ao Reino Unido em Londre,  3 de agosto de 1916.


Em 1 de setembro de 1886 em Capivari, Tarsila do Amaral, pintora e um das maiores expoentes da arte modernista brasileira e da América Latina, tendo duas fases distinta de sua arte a fase naif e a fase pós impressionista. Foi membro do Partido Comunista Brasileiro -PCB em 1931, quando vendeu os seus quadros e parte do dinheiro serviu para ir até a União Soviética com o seu então marido o psiquiatra Osório Cesar. Ela foi casada com André Teixeira Pinto, com Oswald de Andrade que deixou-a pela Patrícia Galvão. Faleceu em 17 de janeiro de 1973, na Beneficência Portuguesa em São Paulo de causas naturais. e enterrada no Cemitério da Consolação.
Em 1 de setembro de 1896, nasce em Bengali, Abhay Chanaranvida Bhaktwedanta Swami Probhupada, líder religioso, fundador da Sociedade Internacional de Consciência krishna ou Hara Krishna. Falecido em 14 de novembro de 1977.
Em 1 de setembro de 1914 A cidade de São Petersburgo na Rússia muda o seu nome para Petrogrado.

Em 1 de setembro de 1934 nasce em Libreville,  Léon Mebiame ou Mebiam, que foi primeiro ministro do Gabão em 1975 e 1990. E vice presidente do país de 1968 a 1975. Ele é da etnia Fang, nascido durante o período colonial francês. Sua profissão foi a de  inspetor de policia. Faleceu aos 81 anos  na noite do dia 17 de dezembro de 2015 num hospital em Libreville.
Em 1 de setembro de 1936 - Nasce São José Lages-AL, Cremilda, cantora brasileira, cujo o nome é Cremilda Ferreira da Silva, falecida em 26 de novembro de 2014.
Em 1 de setembro de 1937 - O governador de Minas Gerais Benedito Valadares reuniu  no Instituto Mineiro do Café os deputados do Partido Progressista e do partido Republicano Mineiro.

General Horta Barbosa
Em 1 de setembro de 1939 - No Brasil o Partido Comunista Brasileiro - PCB lança a Escola do Povo e o primeiro boletim foi um artigo do General Horta Barbosa sobre o Petróleo é Nosso.
Em 1 de setembro de 1939 - As tropas de Hitler, invade a Polônia, marca assin o inicio da Segunda Guerra Mundial. A Alemanha que havia derrotada na Primeira Guerra e havia perdido os territórios ultramar, Alsácia e Lorena e parte da Prússia.

Em 1 de setembro de 1942 -nasce Antonio Lobo Antunes, médico e escritor português.

Em 1 de setembro de 1948 nasce em São José do Rio Preto-SP, Daniel Firmino, artista plástico naif, consagrado internacionalmente por seus quadros. E sambista e carnavalesco rio-pretense.

Em 1 de setembro de 1952 - Publicado pela primeira vez o romance vencedor do prêmio Pulitzer de Ernest Hemingway o Velho e o Mar.
Em 1 de setembro de 1961 nasce em Ribeirão Preto, Heraldo Pereira de Carvalho, advogado e jornalista brasileiro.

Em 1 de setembro de 1961 Teve inicio a Primeira Conferencia dos países não alinhados realizado em Belgrado na Iugoslavia e que encerrou-se no dia 6 de setembro de 1961. Com a participação de 25(vinte e cinco) delegações, por inciativa de Hosip Broz Tito, Nasser, Sukarno, ChuEn Lai e Nehru.
Em 1 de setembro de 1969 Na Líbia no norte africano, instalou-se no comando o coronel Muhammar al Gadafi, que moderniza o país, garanti a dignidade de seus cidadãos, que passam a ter casa, água encanada, onde só havia areia e deserto, cria escola custeada pelo Estado, e salario para todos os estudantes.
Em 1 de setembro de 1970 nasce em Chennai-India, Padma Pavarti Lakshmi, modelo, escritora, atriz indiana. 
Helenira Rezende de Souza Tavares estudante de letras da USP, foi presidente do Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras, Membro do Diretorio da UNE 1969 a 1970
Antonio Carlos Monteiro Teixeira, geólogo
José Toledo de Oliveira -sindicalista oposição do Sindicato do Rio de janeiro em 1968
Ciro Flavio Salazar Oliveira - ex estudante de arquitetura na UFRJ

João Carlos Hass Sobrinho, médico do Rio Grande do Sul
Todos eram guerrilheiro que estavam no Araguaia
Em 1 de setembro de 1972 Teve início uma operação das tropas do Corpo de Fuzileiros navais do Rio de Janeiro em Operação contra guerrilha e com repressão assim assassinaram inúmeros camponeses e outros militantes como o operario José Francisco que havia participado das Forças Populares da ANL em 1935 e que estava também junto com esses militantes na Guerrilha do Araguaia. E tudo isto foi plenamente revelado graças a Comissão da Verdade. E até o presente momento esses golpistas ditadores civil, militar e burguês mataram e muitos não entregaram o corpo para as famílias efetuarem os enterros decentes de forma respeitosa. O seja o Estado estabeleceu omisso e com descaso eterno.


Em 1 de setembro de 1975 nasce em Bayamón-Porto Rico, omar Rodriguez Lopes, multi instrumentista, compositor, ator, escritor porto riquenho.

Em 1 de setembro de 1976 - nasce em Los Angeles, Jada Fire, atriz estadunidense
Em 1 de setembro de 1977 Falece em Chatsworth -Califôrnia, Ethel Waters, cantora  de blues, jazze atriz estadunidense. Nascida em 31 de outubro de 1896 em Chester - Pensilvânia.


Em 1 de setembro de 1978 -Por meio dos Agentes da Pastoral Afro, foi criado o Grupo de União da Consciência Negra com apoio do bispo emérito de Terezina D. Miguel Câmara, com o objetivo de fazer um trabalho de reflexão dentro da Igreja a partir das questões da comunidade afro-descendente.
Em 1 de setembro de 1979 - Os membro do Comitê Central do PCB somente os anistiandos começaram a chegar do exílio.
Em 1 de setembro de 1996 nasce em Okland-Califôrnia, Zendaya Coleman, atriz, cantora, modelo, dançarina estadunidense.
Em 1 de setembro de 1997 nasce Jeon Jung Kook cantor sul coreano.

Em 1 de setembro de 2004 Terroristas tchetchenos invadem e sequestram pesoas na Escola em Ossétia do Norte, dando início ao Massacre de Beslan.
Em 1 de setembro de 2011 - A Agencia USP publica a seguinte matéria "Entidades de Umbanda refletem história cultural brasileira. Estudos realizado no Laboratório de Etnopsicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeiro Preto, pelo pesquisador Rafael de Nucci Dias.

Em 1 de setembro de 2016 -Com o impeachment da presidente Dilma Roussef, assumiu o poder o seu vice Michel Temer, ele que já não participava do governo e conspirava para que o poder passassem a suas mãos, como era um ser impopular mas tinha todo o Congresso ao seu bel prazer, portanto protagonizou uam série de reformas prejudiciais a maioria dos brasileiros trabalhadores, e preparou o País para o avanço da extrema direita.
Em 1 de setembro de 2017 - O Tribunal Supremo do Quênia determinou que as eleições de 8 de agosto de 2017, que elegeu Kenyata fosse anulada, pois houve a queixa de fraude por Raiola Odiga. E essa foi a primeira eleição anulada em todo o território Africano.
Em 1 de setembro de 2020 - O presidente estadunidense Donald Trump decide levar uma mensagem a cidade de Kenosha em Wiscosim palco de erupção de protestos por justiça racial. Porém o presidente Trump recusou  a condenar a violência de seus seguidores.











































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu