Pular para o conteúdo principal

Colaboração de Oswaldo de Camargo - Lino Guedes

 






















 
Lino Guedes

nascido segundo oswaldo de Camargo - dia 24 de junho de  1897 e Falecido em 4 de março de 1951


ino Pinto Guedes é natural da cidade de Socorro-SP. Quanto à data de seu nascimento, há controvérsia entre as fontes consultadas. Para Raimundo de Menezes (1969), Zilá Bernd (1992), Eduardo de Oliveira (1998) e Afrânio Coutinho (2001), Guedes teria nascido em 23/07/1906, informação também exisente no catálogo da Biblioteca Mário de Andrade. Mas para Oswaldo de Camargo (1987), o autor nasceu em 24/06/1897, hipótese confirmada em pesquisas mais recentes (Toller, 2011). Seus pais foram José Pinto Guedes e Benedita Eugênia Guedes ambos ex-escravizados.

Aprendeu as primeiras letras em sua cidade de origem indo depois estudar em Campinas-SP, onde se diplomou pela Escola Normal Antônio Álvares. Desde muito jovem começa a se interessar pelo jornalismo, escrevendo para o Diário do Povo e o Correio Popular. Poeta, contista, romancista, ensaísta, biógrafo e jornalista, colaborou ainda em vários jornais e revistas, entre eles: Jornal do Comércio, O Combate, A Razão, São Paulo-Jornal, Correio de Campinas, Correio Paulistano, Folha da Noite e Diário de São Paulo, exercendo neste último, a função de chefe de revisão. Foi redator da Agência Noticiosa Sul-Americana. Foi membro da Sociedade Paulista de Escritores.

Na imprensa negra, atuou como editor-chefe do semanário Getulino, entre 1923 e 1924, auto-intitulado “órgão de defesa dos homens pretos”, que teve como secretário-geral o também poeta Gervásio de Morais.

Como literato, logrou diversas publicações na imprensa, posteriormente lançadas em livro, umas pela Editora Cruzeiro do Sul, outras com recursos próprios. Fez incursões pela prosa e dramaturgia, mas exercitou predominantemente a poesia. Há fortes indícios, ainda não confirmados, de que seja o autor do romence-folhetim A boa Severina, publicado no Getulino, entre 1923 e 1924, sob o pseudônimo de José de Nazareth. Dentre os autores afro-brasileiros de seu tempo, é seguramente o que mais trouxe a público seus escritos.

Faleceu em São Paulo (capital), a 4 de março de 1951.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista do dia - Nicole Sherinzinger

Nicole Scherzinger cantora, compositora e atriz estadunidense Em 29 de junho de 1978 nasceu em Honolulu-Havai Nicole Prescovia Elekolani Valiente Aniversariante do dia a cantora do grupo Pussycot Doll  

Passenger - Let Her Go

poesia - Pensem nelas - Manoel Messias Pereira

  Pensem nelas Seja sua esposa ou namorada, ou irmã pensem nelas como um conjunto da obra como ser sensível e, mantenha uma atenção redobrada e, se corrija sempre que puder pensem e repense para sempre nelas como detentoras de vidas, que possibilitam vidas mas nunca esqueçam que elas são seres de direitos inclusive de  vontades e desejos do orgasmo e de prazer sexual feminino. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil