Em 7 de março de 1892 nasce em Kunrovic na Croácia, Josip Braz Tito, Militar revolucionário comunista, presidente da Iugoslávia entre 14 de janeiro de 1953 até 4 de maio de 1980, o dia de sua morte. Um presidente que transformou a Iugoslávia de país pobre a um pais de prosperidade de respeito. Era um ser humano de várias esposas as mulheres, líder partidário movimento de resistência, como ser humano foi Condecorado 119 vezes com prêmios e em 61 nações diferente. Faleceu em Lujubja na Slovenia em 4 de maio de 1980, com problemas sério de circulação .
Em 7 de maio de 1892 nasce no Rio de Janeiro, Orestes Barbosa, poeta, compositor, foi menino de rua, depois entrou para trabalhar em jornal como revisor. Depois passou a ser repórter, jornalista escritor e compositor de música. Faleceu em 15 de agosto de 1966.
Em 7 de maio de 1915 A República da China acede a 13 dos 21 exigências, estendendo o controle do Império do Japão sobre a Manchuria e a economia chinesa..
Em 7 de maio de 1919 nasce em Los Toldos, Eva Peron, cujo o nome de batismo é Maria Eva Duarte de peron oi uma menina humilde que conheceu Juan Peron num evento dum terremoto, ele se apaixonaram e no ano seguinte el casou com ele. Foi esposa do presidente. Dedicou a ser porta voz, dos trabalhadores, nos sindicatos, lutou pela igualdade feminina e o direito do voto, trabalho com os mais carentes foi considerado uma líder espiritual na Argentina. E após sua morte coube um filme de sua vida. Faleceu em Buenos Ayres em 26 de julho de 1952.
Em 7 de maio de 1925 nasce em Lisboa Luiz José Gomes machado Guerreiro Pacheco, escritor, jornalista, editor, polemista epstológrafo e critico de literatura e comunista português. Falece em Montijo em5 de janeiro de 2008.
Em 7 de maio de 1941 Falece em Cambridge-Reino Unidos, James George Frazer, antropólogo britânico nascido em 1 de janeiro de 1854, folclorista e estudioso da religião comparada.
Em 7 de maio de 1944 nasce em São Paulo Iara Iavelberg, militante integrante do Movimento 8 de outubro -MR8, marxista, integrante da luta armada contra a ditadura. Psicóloga, professora de uma família judia. Começou na sua militância no movimento estudantil, foi companheira de Lamarca. Faleceu estranhamente na Bahia em 20 de agosto de 1971, segundo consta ela suicidou-se com tiro quando a sua casa estava toda tomada por gás lacrimogênio num operação chamada de Pajussara. Porém o seu caixão foi lacrado com proibição expressa que fosse aberto. E sua mãe se suicidou-se um mês depois. Uma das páginas triste de nossa história brasileira.
Em7 de maio de 1947 - O Partido comunista Brasileiro -PCB teve o seu registro cassado após intensa batalha judicial. Em plena guerra fria. E os partidários do Partidão lançou o Manifesto pregando a derrubada imediata do governo Dutra, considerado anti-democrático, de traição nacional e a serviço do imperialismo estadunidense.
Em 7 de maio de 1947 É fechada oficialmente poleo Goven do General Dutra a Confederação dos Trabalhadores do Brasil -CTB, mas os trabalhadores reagem radical, organizando associações em substituindo os sindicatos controlados pelo Ministério do Trabalho.
Em 7 de maio de 1952 nasce Conselheiro Pena-MG, Fernando Mendes, cantor brasileiro
Em 7 de maio de 1958 nasce em São Paulo Zuleide Santos Silva, a cantora Lady Zu.
Em 7 de maio de 1969 falece em Lisboa, Manuel Joaquim Mendes, escritor e ativista politico do Movimento da Unidade Democrática - MUD, professor de história, e filosofia. Foi detido pela PIDE, a policia politica de Salazar, após a sua morte recebeu o grau de Grande oficial da ordem da Liberdade.
Em 7 de maio de 1973 falece Merival Araujo, militante da Ação Libertadora Nacional - ALN, torturado e assassinado pelo DOI/CODI no Rio de Janeiro.
Em 7 de maio de 1986 Falece Gaston Defferre, socialista francês nascido em 14 de setembro de 1910, foi advogado membro da secção francesa da Internacional dos Trabalhadores SFIO. membro do Brutus resistência Socialista. Foi bastante criticado pelo partido Comunista Francês por sua atuação no Senado. Foi também Ministro de Miterrant e prefeito de Marselha.
Em 7 de maio de 1999 - João Bernardo ou Nino Vieira ou Kobi Nafont Chamna Gcoisse foi derrubado da presidência de Guiné Bissau. Indo para o Exílio e volta depois em 2005 candidata-se vence as eleições e é morto por seus guarda costa em 2009.
Em 7 de maio de 1999nasce em Ponta do sol na Madeira, Elisa Silva Nascimento , cantora portuguesa.
Em 7 de maio de 2000 nasce em Jerusalém, Eden Alene cantora israelita.
Em 7 de maio de 2000 - O jornal Folha de São Paulo traz a publicação do texto Ser Negro no Brasil hoje de Milton Santos.
Ética enviesada da sociedade branca desvia enfrentamento do problema negro Ser negro no Brasil hoje por Milton Santos Milton Santos é geógrafo, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e autor de, entre outros, "Espaço do Cidadão" (Ed. Nobel), "Pensando o Espaço do Homem" (Ed. Hucitec). Ele escreve regularmente na seção "Brasil 501 d.C.", do Mais!. |
Em 7 de maio de 2010 - A Revista Sciencie publicou o genoma do neandertal com provas do cruzamento do homem de neandental com os humanos.
Partindo desse exemplo, é urgente darmos um basta a essa sistêmica situação de violência para se evitar tragédias ainda maiores. É fundamental que haja a responsabilização das forças policiais, do governador Cláudio Castro e do estado do Rio de Janeiro por essa chacina. Assim, nós em Coalizão Negra por Direitos, exigimos:
I – Que se informe os protocolos empregados para prevenir o uso de força letal e a vitimização da população civil, especialmente de pessoas negras, nos termos da resolução;
II – Que seja garantida uma investigação independente, célere, transparente e imparcial, conduzida por órgão independente, alheio às forças de segurança e instituições públicas envolvidas na operação, nos termos da obrigação;
III – Que seja formado um corpo pericial independente, que garanta a imparcialidade e
transparência para investigar os assassinatos, observando-se os termos do Protocolo de Minnesota;
IV – Que os familiares das vítimas e todas as pessoas que sofreram violações sejam devidamente reparadas;
V – Que haja uma enérgica atuação por parte do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro e Ministério Público Federal para que haja a responsabilização das forças policiais;
VI – O imediato afastamento das forças policiais dos responsáveis pela Chacina de Jacarezinho;
VII – Que seja cumprida a decisão do STF na ADPF das Favelas;
VIII – Que seja implementada a condenação internacional recebida pelo Brasil no caso Favela Nova Brasília, também localizada no Rio de Janeiro;
IX – Que seja criado pelo estado do Rio de Janeiro um plano de redução da violência e letalidade policial, conforme já recomendado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos;
X – Que sejam adotadas políticas de proteção à segurança e integridade das testemunhas que vivem na comunidade de Jacarezinho, bem como das defensoras e defensores de direitos humanos que estão atuando na comunidade e na denúncia desse caso.
No próximo dia 13 de maio, marca histórica da abolição formal da escravidão no Brasil, convocamos manifestações em todo o país pelo fim do genocídio negro, das operações policiais assassinas, das chacinas de todo dia. Nem bala, nem fome e nem Covid. Queremos viver!
Precisamos dar um basta ao genocídio negro. A população negra e favelada também é digna de direitos humanos.
Não esqueceremos a Chacina do Jacarezinho.
Vidas Negras Importam.
Em 7 de maio de 2024 Adriano Nuvunga diretor do Centro para a Democracia e Direitos Humanos de Moçambique afirma que o principal desafio do próximo presidente moçambicano deve ser o combate a corrupção.
Comentários
Postar um comentário