Artigo - Dia da Terra Palestina - Manoel Messias Pereira

 






Dia da Terra Palestina

Hoje dia 30 de março é considerado o "Dia da Terra Palestina", e escrevo didaticamente sobre isto. Pois em 1976 quando um plano do governo Israelense de expropriação de uma área de 25.000 dunans, na qual Israel dizia ser por questão de segurança e construção de assentamento israelense. Isto levou os árabes a organizar um greve gera assim como passeatas nas chamadas cidades árabes de Israel que vai da Galileia ao Negreve.

E diate desta manifestação o Exército israelense reprimiu as manifestações e teve um saldo de 6 (seis) árabes mortos. Diante disto em 30 de março passamos a ter o Dia da Terra palestina.

Em 2007 o Dia da terra passou a ser comemorado com ações do movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), cujo o alvo é basicamente a economia de Israel.

Em 30 de março de 2011 foi lançado na Palestina uma campanha internacional para bloquear as atividades do Fundo Nacional Judeu, criado em 1901 com a finalidade de comprar terras do antigo Mandato Britânico da Palestina e usá-la exclusivamente nos assentamentos judeus.

O que aconteceu em Gaza é parte de uma catástrofe que já vinha ocorrendo em menor escala em outras cidades. E não podemos esquecer o 7 de outubro de 2023 quando cinquenta mil pessoas morreram, entre as quais mulheres , crianças, pessoas enfermas, jornalistas, profissionais de saude e funcionarios da ONU. Um genocidio praticado por Israel.

E este ano no dia 30 de março de 2025, a Frente Nacional Palestina convocou manifestações em diversas cidades em todo o território nacional.



Manoel Messias Pereira

professor de Estudos Sociais e História

Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira

São José do Rio Preto-SP. Brasil



Comentários