Pular para o conteúdo principal

Crônica - A morte de Bolinha _ Manoel Messias Pereira

 







A morte de Bolinha


Na nossa vida guardamos imagens, que nos segue para a vida toda, muitas destas imagens foram acontecimentos marcantes outras delas são lembranças que não se apagam. Recordo que era uma manhã fria e que acordei, desci a escada de casa, corri para ver debaixo do forno onde  dormia a minha cachorrinha Bolinha e quando vi ela estava imóvel, havia morrido.

Fiquei muito triste e voltei para dentro da casa sentei na escada que ia para o quarto e horei quietinho, sozinho contendo toda a minha dor de menino.

Minha mãe pegando a lenha o graveto para acender o fogão e passar o café, perguntou o que aconteceu, pois viu-me com os olhos ainda marejado. E eu disse ;

-mãe a Bolinha morreu.

E ela acrescentou, tudo que está vivo morrerá um dia, as causas podem ser muitas. A bolinha foi vítima do frio. Depois eu vou dar um jeito lá, agora agasalhe e senta na mesa que logo tem café quente e isto aquece.

Calcei a minha alpargata vermelha, com aquele botãozinho branco. E fiquei esperando o café. E junto batatas doce, 

Logo minha mãe também se arrumava e dizia;

-Cuida de sua irmã, se ela chorar põe no carrinho de mão e anda no terreirão. Calce o carrinho com as mantas e os travesseiros. Se alguma coisa acontecer chame a sua madrinha.

E assim ela também tomou o café e apressou em sair, inclusive mostrando onde estava o almoço, num pequeno compartimento do fogão de lenha.  A minha madrinha era a vizinha de parede e meia, chamada a dona Lazinha.

Precisei falar com minha madrinha e corri lá e disse ;

-Madrinha a Bolinha morreu, ela disse pode deixar que vou fazer um túmulo para ela.

E assim não sei o que ocorreu. Somente que a Bolinha deixou de permanecer morta no quintal. E logo a minha irmã acordou. Chorou um pouco, comas deficiências dela.

Recorri ao velho carrinho de mão levei cobertas mantas, toucas, travesseiros e caminhei com minha irmã pelo terreirão. Fiquei fazendo isto um bom tempo. Depois levei ela para dentro. Dei o café da manhã e arrumei uns brinquedinhos em que ela divertia. Éramos apenas duas crianças eu com quatro anos e ela com dois. 

Sabia que não ia ninguém em casa. Sabia que o almoço era feito de um dia para o outro e ficava num compartimento do fogão de lenha. A água era retirada de um poço mas geralmente a minha mão abastecia o pote antes de partir.

Essas imagens, esses momentos, foram tão importantes talvez porque foi o dia que descobri, que tudo o que é vivo morre. Pois foi o dia que a Bolinha morreu talvez pela causa do frio intenso do mês de junho de 1959.

Manoel Messias Pereira

cronista

São José do Rio Preto -SP. Brasil




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu