Pular para o conteúdo principal

História - As turbulêntas ações militares do Ocidente no Oriente Médio - Manoel Messias Pereira

 









As turbulentas ações militares do Ocidente no Oriente Médio



Quando os alunos da escola pública chega no ensino fundamental ao 6.ano, no Estado de São Paulo o professor de história hoje trabalha a questão da História Antiga, na qual fala-se do surgimento dos seres humanos e do seu desenvolvimento nas varias civilizações. E neste contexto trabalha-se, a reconstrução do passado, a história antes descritas pelos seres humanos, as civilizações Mesopotâmias, o Egito Antigo e os outros Reinos Africanos, como o Kush o Reino Axun, a evolução humana, as Civilizações Indianas, Chinesas, Japonesa, a história do povo do Oriente Médio, como os hebreus e os palestinos, a herança hebraica como o Judaísmo, os fenícios, a Grécia Antiga , a Roma Antiga, e por fim aos seguidores do Islã. E quando o aluno está tendo contato com todo esse conjunto de informações que nos dias atuais faz parte currículo inicial desta matéria no inicio do antigo ginasial.
E neste momento o aluno tem contato com a história da Deusa Isis, principal divindade da mitologia egípicia, embora o seu culto transcede a fronteira do Egito e se estende por todo o universo greco-romano, chegando as terras de onde hoje localiza-se a Alemanha. E ela Isis, tem o seu primogênito do deus da Terra, Geb e da divindade que rege o Cosmo, Nut. Seu irmão Osiris se torna seu marido o qual ela concede Hórus o deus do firmamento enebriado de energia solar. Outro irmão é Seth responsável pelo deserto que se torna o principal inimigo do casal. E Isis e Osiris simblolizaram a realiza do Egito. Porém a palavra ISIS, ou IS, está associada as noticias internacionais de imensos conflitos e violências aos direitos humanos, como sequestros de meninas, estupros e mortes de pessoas no mundo inteiro porém os países responsáveis pela essa aberração monstruosa no mundo são potências bélicas, são potencias econômicas do mundo capitalista.

E segundo o que revelou na imprensa há alguns anos atrás Edward Snowd, o ex- funcionário da Agência Inteligência do Governo dos Estados, NSA, que hoje encontra-se refugiado na Rússia , o ISIS, como é chamado o Estado Islâmico, foi criação de Estados Unidos e Israel, numa colaboração entre ambos. mas no orgão da imprensa "Pragmatismo Político datado de 21 de agosto de 2014, consta que o caos no Iraque mostra que os Estados Unidos, vem com a ideia de lutar contra ISIS que eles criaram e armaram. E que todo o armamento usados pelo Estado Islâmico são feitos nos Estados Unidos da América. A ponto de uma informação estadunidense dizer que o Estado Islâmico era um projeto de estado com armas sofisticadas e ideologia totalitária e recursos abundantes obtidos por mais financiamentos externos. Mas já vi uma informação na imprensa que disse que tudo começou no governo de George Bush, e que contou com seus parceiros como Israel, Inglaterra, França, Arábia Saudita Qatar, Turquia, Jordânia, Canadá, Alemanha e austrália. E o combate a esse grupo terrorista não passa de um jogo de cena. E o nome escolhido destes "tais rebeldes", faz parte de um jogo pra colocar toda a comunidade mundial contra aqueles que seguem a religião do Islã.

Essas informações nos leva a umas das cenas mais críticas, e violenta do mundo, e que abalou o jornalismo mundial, que foi a decapitação pelo IS, do jornalista James Wright Foley. E depois disto numa reportagem da BBC, de 14 de setembro de 2014, há outras violências como decapitações, crucificações, apedrejamentos e genocídios, além de sepultamentos de vítimas vivas nas regiões que dominam o Iraque e na Síria. Só que nesta mesmo reportagem há informação de que quarenta países juntamente com os Estados Unidos estaria preparando uma ofensiva militar contra o EI. E já estamos em 2017, ninguém até agora anunciou esse conjunto de países nesta ação militar, e pelo visto a informação do pragmatismo político está correto há jogo de cena, neste teatro macabro de pleno desrespeito.
E quando temos a informação de que os ataques que levaram ao fim do período de Muamar Al Kadaffi na Libia e os ataques hoje a Basha Al Assad na Síria, tem os dedos e a inteligência de Estados Unidos e de Israel. A prosperidade da Líbia foi apreendido a partir de seu povo após a invasão imperialista de 2011. Com ele desapareceu todo o progresso que tinha trazido o país da Líbia ( "governo do mesmo populares por eles massas e eles próprios") A Líbia era um forma superior de democracia direta com as "Pessoas como presidente." flores verdes murchas Líbia por causa do bom apetite das potências imperialistas que queriam dividir o bolo suculenta após a invasão vergonhosa do país que faria democracia mais próspera da África em uma ruína em todos os sentidos. Enquanto o povo líbio lidou com o leme de seu próprio país, ele poderia desfrutar das seguintes vantagens inimagináveis ​​na Líbia hoje:
1. Eletricidade na Líbia estava livre para todos os cidadãos.
2. Os empréstimos eram bancos estatais sem juros para todos os cidadãos por lei.
3. A casa em si foi considerado um direito humano na Líbia.
4. recém-casados ​​foram atribuídos o equivalente a US $ 50.000 para a compra de sua primeira casa. O governo incentivou a formação de famílias.
5. Educação e saúde estavam livres na Líbia. Antes de Gaddaffi apenas 25% dos líbios poderia ler; hoje o número é de 83%.
6. líbios que escolheram fazenda foram atribuídos terra, habitação para a sua criação no lugar, ferramentas, sementes e gado para que pudessem iniciar suas próprias fazendas.
7. Se uma educação procurado líbio ou tratamento médico no estrangeiro, foi alocado o equivalente a US $ 2.300 mil por mês para resolver habitação e transporte.
8. O governo subsidiou a compra de automóveis 50% do valor total.
9. Nafta na Líbia com Muammar Gaddaffi custar o equivalente a 14 centavos de dólar.
10. Se a faculdade de graduação não poderia usar um líbio, o governo paga um salário médio até que ele conseguiu o direito à educação recebida colocação.
11. A Líbia não tem dívida externa e as suas reservas do Banco Central, estimado em cerca de US $ 150 bilhões, foram distribuídos como despojos de guerra entre as potências que ocuparam o país.
12. Todos os líbios estavam diretamente envolvidos em royalties de petróleo, tendo sido depositado o dinheiro cada cidadão em sua conta corrente.
13. Para cada criança concebida, as mães são atribuídos o equivalente a US $ 5.000
14. 25% dos líbios tinham diploma universitário.
15. A Líbia é um país deserto e Gaddaffi lançou o Great River Man-Made, que é a transposição do maior projeto de água do mundo e de abastecimento de água assegurado a todos os cidadãos e para a agricultura do país.
Como fizeram com Gaddaffi, eles querem fazer novamente com Al Assad. Em uma guerra civil misnamed que se estende por quatro anos, EUA e a OTAN querem fazer a Síria a nova Líbia, saquearam tudo em seu caminho. Eles têm feito, está fazendo e irá utilizar todos os calculadoras tática ou mercenários a seu serviço necessário para o cumprimento de seu fim imoral e detestável. As razões?
1. Na Síria não há nenhum Banco Central Rothchild.
2. A Síria tem nenhuma dívida com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial ou qualquer outra pessoa.
3. Síria proibiu alimentos GM e cultivo e de importação do mesmo.
4. A população está bem informado e muitas vezes discutido o estabelecimento da Nova Ordem Mundial.
5. A Síria tem grandes reservas de hidrocarbonetos.
6. A Síria se opõe ao sionismo eo criminoso apartheid israelense.
7. A Síria é a última nação secular no Oriente Médio. A Síria é o único país árabe com uma constituição secular e não tolera extremistas movimentos islâmicos. Cerca de 10% da população síria pertence a uma das muitas denominações cristãs sempre presentes na vida política e social. Em outros países árabes, a população cristã é inferior a 1%, devido ao assédio sofrido.
8. família Al Assad pertence à orientação Islam Alawid tolerante.
9. mulheres sírias têm os mesmos direitos que os homens para estudar a saúde e a educação.
10. Na Síria, as mulheres não têm obrigação de embarcar o Burga. Sharia (lei islâmica) é inconstitucional.
11. A Síria é o único país do Mediterrâneo que ainda detém a companhia de petróleo, que não queriam privatizar. Suas reservas de petróleo estão estimadas em 2.500 milhões de barril esю
12. A Síria tem uma abertura para a sociedade ea cultura ocidental como qualquer outro país árabe.
13. Ao longo da história 5 Papas eram de origem síria. A tolerância religiosa é único na área.
14. Antes da guerra civil síria foi o único país pacífico na região sem guerras ou conflitos internos.
15. A Síria é o único país que admitiu refugiados iraquianos
Dai esse gosto de sangue da OTAN, em relação a Líbia que conquistou a independência pacificamente em 1952. A forte presença estrangeira, porém, detonou um movimento anti-imperialista liderado na época pelo jovem coronel Muammar El Kadaffi, que ale´m de petróleo, também descobriu um grande manancial de água doce subterrâneo, em Sarir, Tazerbo e al Kafrah no sudoeste líbio. E assim como ocorreu com Kadaffi, na Síria onde a memória do massacre de membros da Irmandade Muçulmana em Hama, em 1982, ainda são dores recentes historicamente as pessoas alauitas sentem-se ameaçadas.
Os integrantes do Estado islâmico EI, começaram em 2003 com a derrubada do ditador iraquiano Saddam Hussein pelos Estados Unidos da América, que é hábil em criar e demolir suas criações com a mesma monstruosidade da criação. Hoje há parte da imprensa que diz que eles lutavam contra a presença americana e era um braço da Al-Quaeda e que declararam um califado para a mudança para EI, firmando-se com uns dos principais grupos jihadistas. E numa revista da Editora Astral há uma informação de que na mira deles está o papa Francisco por ser chefe máximo da Igreja Católica e , logo líder do Cristianismo, tornando-se uma perspectiva o maior inimigo do Islã.

A conclusão que chegamos é que parte da imprensa caminha numa relação ideológica, plantada pelos criadores deste grupo de rebeldes como são chamados pela burguesia. Porém esses grupos são criados pelas grandes potências capitalistas e bélicas. E assim até criaram a primavera árabe outro dia em relação histórica, porém a retomada de Alleppo pelo exército sírio, com apoio decisivo da Rússia, resgatou a soberania do estado Sírio, isto significa derrotaram os estadunidenses que comprovadamente são financiadores destes orquestradores do terror. E as armas encontradas apontam para isto. e o novo quadro agora enfraquece o EI e a estratégia imperialista de eliminar todo e qualquer contraponto político de Israel na região. E a influência de Rússia, do Irã, abre a possibilidade de uma reconstrução e o fortalecimento da Síria, um pais que teve forte desenvolvimento social, e que teve o apoio de Heszbollar uma força honrada e um partido político libanês que ajudou Bashar Al Assad.
Bem assim podemos continuar explicando a história antiga para a garotada do 6.ano do Ensino fundamental, sem esquecer de que a Deusa Ísis, nada tem de fato com o ISIS do Estado islâmico, que podemos dizer que nada tem de islâmico, pois o termo islã vem do árabe e significa "submissão à vontade de Deus (Allah), é uma religião monoteísta que aceita vários preceitos do cristianismo e do judaísmo e tem no Livro Sagrado do Al-Corão a Leitura das 114 suratas ou capítulos, e contendo 6326 pequenos versos conhecidos como ayas. É o livro que tens a revelação exata de Alá ao profeta, e contém ensinamento sobre a família, a comunidade. ensina aos seus fieis a praticarem a bondade, a generosidade e a justiça. E os preceitos são Crer num único Deus, Allah, orar cinco vezes ao dia, com a cabeça voltada em direção a Meca, dar esmola aos pobres, jejuar durante todo o mês de Ramadã, e fazer a peregrinação a cidade santa, Meca pelo menos uma vez na vida. Além do mais os fieis não devem consumir bebidas alcoólicas ou carne de porco.

Enfim é preciso ter cuidados em demasia com a imprensa orientada, pelo olhar sionista e estadunidense, pra não explicar a vida, mas sim deixar o desentendimento e o comercio da guerra como parte do sistema capitalista, e provocando tanto mal a humanidade.

Manoel Messias Pereira

cronista
Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
Membro da Associação Rio-pretense de Escritores - ARPE
São José do Rio Preto -SP. Brasil








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu