Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos do dia 29 de fevereiro - Enleio Doctrina Histórica

 



Em 29 de fevereiro de 1504 - O navegador Cristovão Colombo usa de seu conhecimento de um eclipse lunar naquela noite para convencer os nativos jamaicanos a fornecer suprimentos.


Em 29 de fevereiro de 1604 Abel Tasman, explorador e navegador herlandes, inicia sua segunda viagem ao Pacífico.


Em 29 de fevereiro de 1796 Emitido o alvará de criação da Biblioteca Pública da Corte e do Reino Portugu~es atual Biblioteca Nacional de Portugal.

Em 29 de fevereiro de 1848 nasce em Hermannstadt, no principado da Transilvânia, Império Austíaco, Adele Zay, professora, feminista e pedagogo húngaro. Falecido em 20 de dezembro de 1928.

Em 29 de fevereiro de 1896 em Valsad -India nasce , Moranji Desai, ativista indiano, primeiro ministro entre 1977 e 1979. Falecido em 10 de abril de 1995.
Em 29 de fevereiro de 1932- nasce em Nova Yorque, Reri Gristi, soprano legero estadunidense.

Em 29 de fevereiro de 1932, nasce no rio de Janeiro, Jaguar, como ficou conhecido Sergio de magalhães Gomes Jaguaribe, jornalista, cartnista brasileiro.
Em 29 de fevereiro de 1944 - O general estadunidense Douglas MacArthur, invade as Ilhas do almirantado na Operação Brewer na segunda Guerra Mundial.
Em 29 de fevereiro de 1948 nasce em Indianápolis-Indiana, Ken Foree, ator estadunidense.
Em 29 de fevereiro de 1960 nasce em Orão-Argélia, Che Khaled, como ficou conhecido Khaled Hadiz Ibrahim, cantor, compositor argelino.
Em 29 de fevereiro de 1972 - nasce em Florença na Italia, Sylvie Lubamba, atriz e show girls italiana.
Em 29 de fevereiro de 1992 nasce em Mryland-EUA, Jessie Uster, ator estadunidense.
Em 29 de fevereiro de 2004 - Jean Bertrant Aristides foi retirado da presidencia por um golpe de Estado.

Em 29 de fevereiro de 2016 - A Unidade Africana -UA, envia 200 observadores para Burundi, metade são militares e outra metade na área dos Direitos Humanos para acompanhar as negociações de Paz entre o governo e a oposição.
Em 29 de fevereiro de 2020 Os Estados Unidos da América e o Taliban assinam acordo de Doha para trazer paz ao Afeganistão.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu