Pular para o conteúdo principal

Artigo - Os Cento e Trinta e dois anos de nascimento de Minervino de Oliveira - Manoel Messias Pereira

 


















Cento e Trinta dois (132) anos de nascimento de Minervino de Oliveira

Há aqueles que ainda hoje pergunta é quem foi Minervino de Oliveira? E a resposta é que foi o primeiro candidato afro-brasileiro e operário a concorrer ao cargo da Presidência da República no Brasil, nas eleições de 1930. Quando venceu o fazendeiro paulista Júlio Prestes, mas que devido ao golpe dado por Getúlio Vargas da Aliança Liberal foi ele quem assumiu o poder no Brasil, encerrando a fase da política café com leite.

Porém é preciso começar a lembrar que Minervino de Oliveira foi um garoto humilde nascido no Rio de Janeiro, em 01 de outubro de 1891, filho de Sr. José de Oliveira e de dona Augusta Laura de Oliveira. E que começou a trabalhar aos 10(dez) anos de idade, como aprendiz de tecelão, e depois passou a trabalhar numa fábrica de vidro. E somente aos 14 anos passou a trabalhar como marmorista. e o que sempre deixou indignado foi o baixo salário, os abusos dos patrões por meio das chefias. E foi com essas indignações que passou a atuar no movimento sindical, aos 20(vinte) anos. Também passou a escrever e a colaborar com os jornais operários como a Voz do Trabalhador, o Spartacus, A voz do Povo, e o Jornal Oficial do Partido Comunista brasileiro, que era a Classe Operária.

O Partido Comunista Brasileiro-PCB, por meio de sua atuação em 1928, começou a questionar o "mito da democracia racial no Brasil", E ele começou a apontar os limites da sociedade capitalista e a necessidade de superá-la encarnando assim os ideais da luta de classe, e as aspirações revolucionárias.

Minervino de Oliveira e Octavio Brandão foram vereadores na cidade do Rio de Janeiro o Distrito Federal na época. Minervino recebendo 8160 votos e Octávio Brandão 7.638 votos. Ambos enfrentaram tudo inclusive a moção de 1929 na qual a Câmara proibia falas comunistas. E seus discursos não foram publicados. Mas eles continuaram fiéis nas portas das fábricas, na luta sindical.

Minervino em 1929 presidiu o Congresso Operário Nacional, na qual fundou-se a Confederação Geral dos trabalhadores do Brasil -CGTB e foi eleito secretario Geral do novo órgão sindical.

Escolhidos como candidatos a presidência da república no dia 3 de maio de 1929 numa reunião em Guaratiba-RJ, residência de Octávio Brandão. E na escolha estava presente 58 (cinquenta e oito ) pessoas. O lançamento da campanha se deu na escadaria do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e que acabou dissolvido a bala na época pela polícia. Como o Partido foi posto na ilegalidade, foi criado o BOC Bloco Operário e Camponês, que ambos puderam sair como candidatos.

Durante a sua campanha política Minervino de Oliveira e Octávio Brandão foram presos por várias vezes. O Partido Comunista brasileiro foi colocado na ilegalidade e por isso, foi usado o Bloco Operário e Camponês - BOC para abrigar essas candidaturas. E o slogan da Campanha era "Votar no BOC era votar na revolução"

No final da campanha política Minervino acabou sendo preso sendo levado para a Colônia Corregional de Dois Rios na Ilha Grande e libertado em 7 de fevereiro de 1931. Octávio Brandão deportado para a Alemanha em junho de 1931.

Durante o Congresso do Partido Comunista da União Soviética, por conta das revelação de um dirigente soviético sobre a vida de Joseph Stalin, houve intensos debate com a participação de Minervino depois pouco sabe-se dele. Sabemos que o Departamento Estadual de Policia Social de São Paulo, monitorou por muito tempo. Outro fato é que ele trabalhou também como lavrador, carvoeiro e ainda atuou como funcionário da ligth.

Em 17 de janeiro de 2020 nós do Coletivo Negro Minervino de Oliveira, organizamos em São José do Rio Preto -SP, o 1a. Samba do Minervino e a ideia era ter feito outras edições porém fomos surpreendido pela Pandemia do Covid-19, mas não retiramos da pauta futura do coletivo. Pois acreditamos que a ciência vencerá a doença e o samba florescerá, graças a saúde e a consciência de todos e todas criaturas camaradas.

Hoje lembramos de Minervino de Oliveira e em sua homenagem, foi criado o Coletivo Minervino de Oliveira que atua em todo o território nacional, refletindo num Movimento Negro, que seja anti-capitalista, e anti-racista. E éum coletivo nascido no seio do Partido Comunista Brasileiro-PCB. E entendendo que há uma necessidade é de superar o sistema político-econômico para um processo de democracia direta.


Manoel Messias Pereira
professor de história, jornalista, poeta e cronista brasileiro
Membrodo Coletivo negro Minervino de Oliveira -São José do Rio Preto-SP.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista do dia - Nicole Sherinzinger

Nicole Scherzinger cantora, compositora e atriz estadunidense Em 29 de junho de 1978 nasceu em Honolulu-Havai Nicole Prescovia Elekolani Valiente Aniversariante do dia a cantora do grupo Pussycot Doll  

Fatos Históricos Marcantes do dia 6 de junho - Movimento Reflexivo

Em 6 de junho de 1755 -Abolição indígena no Pará, Maranhão e Amazonas dando início a escravidão negra (afro) no Norte do Brasil a partir da Régia de D. José I. Em 6 de junho de 1769 - O Marques de Pombal coloca a Inquisição sob Proteção régia. Em 6 de junho de 1770 - fundação da Casa de ópera mais antiga da América Latina. Teatro Municipal de Ouro Preto. Em 6 de junho de 1888 nasce Valerian Kybyshev, revolucionário russo comandante do Exército Vermelho, Presidente do Conselho Superior de Economia Nacional 1930 a 1934. Em 6 de junho de 1909 Nasce em Riga, Isaia Berlin, filósofo historiador judeu. Falecido em Oxford em 5 de novembro de 1997. Em 6 de junho de 1934 nasce em Vitória-Espírito Santo, Carlos Nobre, cantor e compositor, cujo o nome de batismo é Nomar Nobre Chambelain. Falecido em 27 de junho de 2009. Em 6 de junho de 1935 - nasce em St. Louis-Missouri-EUA, Grant Green guitarrista estadunidense falecido em 31 de janeiro de 1979 Em 6 de junho de 1936 - nasce em Matalana distrito...

poesia - Tua bela presença - Manoel Messias Pereira

  modelo Vitória Santos tua bela presença. Desde que olhei pra você tive a impressão de que estava diante da beleza do céu Vi teu sorriso mais lindo tal qual o canto dos pássaro tive a sensação de estar diante  da ternura e a beleza de uma rosa Desde que olhei pra você, entendi a razão de amanhecer e ver o sol aparecer, lindo como o brilho de seu olhar, explendido e intenso. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil