Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos marcantes do dia 31 de agosto - Movimento Reflexivo

 

































Em 31 de agosto de 1763 - Ocorre a transferência da Capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. É importante sempre observar que todas as construções do Rio de Janeiro passa por três fase importantes, a do período colonial, de pois o período do império muito parecido com os prédios franceses,  e depois houve uma mudança na arquitetura com um olhar republicano. E do Rio de janeiro o que conta são as belezas naturais do lugar pois sempre é tempo de aplaudir o por do sol.



Em 31 de agosto de 1864 - Falece em Carouge, Ferdinand Lassalle, ele que era um teórico socialista, precursor da social - democracia alemã, um escritor, e político de origem judia. Foi um contemporâneo de Karl Marx e estiveram juntos na Revolução Prussiana de 1848, porém romperam relações em 1864. A história da sua morte foi em razão de um duelo, pois ele desejava casar-se com Héèléne Von Donnigues, mas o pai da moça impediu o namoro e disse que ela deveria casar-se com Iancu Racovitá e a moça resolveu seguir o pai, pois prendeu-a num quarto. E Lassalle, resolveu então desafiar o seu desafeto, e assim em Veyrier ao pé de Salèse, aconteceu o duelo no dia 28 de agosto de 1864 numa manhã, e neste confronto Lassalle, levou um tiro na barriga ferindo-se gravemente, indo falecer em Corauge no dia 31 de agosto de 1864. E seu corpo foi enterrado no cemitério judeu de Breslau atualmente Wralow - Polônia.


Em 31 de agosto de 1867 Falece em Paris Charles Pierre Baudelaire, ele que nascera nesta mesma cidade em 9 de abril de 1821, foi poeta boêmio, dandy, floneur, teórico de arte francesa. é precursor do simbolismo, é considerado fundador da tradição moderna de poesia. Ganhou de herança de seu pai dinheiro, começou a envolver-se com bebidas e drogas ao lado de sua Jeanne Durval. Em 1857 lançou flores do mal, foi acusado de ultrajar a moral. Era membro da Academia Francesa de Letras. E faleceu de sífilis. Seu corpo está enterrado no cemitério de Montparnasse.

Professor Doutor Jeremias Brasileiro, doutor em história

Em 31 de agosto de 1888 foi fundada a cidade de Uberlândia no Triângulo Mineiro, e o trabalho do professor Jeremias Brasileiro, foi estabelecer no seu doutorado que essa cidade que nasce com o olhar republicano pois surge três meses depois  da Abolição da escravatura no Brasil, mostra a participação popular do indígena, dos negros e dos pardos conforme é chamado os mestiços de um modo geral no Brasil, porém ele acrescenta que pela historiografia oficial em vigência no território brasileiro anula essa presença. E apenas apresenta-se a elite, porém é tempo de derrubarmos essa omissão histórica. Sem medo pois somente a verdade é que liberta o ser humano. Professor Doutor também é da Congadeiro, manifestação cultural afro brasileira.

Em 31 de agosto de 1901 - nasce Gino Lucetti, anarquista italiano que em 11 de  setembro de 1926 tento contra a vida do fascista Benito Mussolini, jogando uma bomba no carro do Duce, porém a bomba resvalou no vidro e feriu oito pedestre. Foi preso e julgado em 27 de junho de 1927, pegando prisão perpetua, outros amigos de Lucetti também foram presos. Porém Gino consegue sair da prisão e morre logo depois num bombardeio a Ischia, no dia 17 de setembro de 1943.

Em 31 de agosto de 1919 - nasce no Engenho Tanque em Alagoa Grande-PB, José Gomes Filho, que usou o nome artístico de Jackson do Pandeiro, multi-instrumentista, cantor e compositor chamado de o Rei do Ritmo. Falece em 10 de julho de 1982.


Madson Square Garden em Nova York

Associação dos homens de cor - Essa foto da Folha de São Paulo é datada de 1932.
Em 31 de agosto de 1920 - Primeira Convenção Internacional sobre a situação do Negro no Madison Squadre Garden em Nova York, na qual desta discussão surgiu a Declaração sobre p Direito do Negro.
Em 31 de agosto de 1923 nasce no Rio de Janeiro,  Emilinha Borba, como ficou conhecida Emilia Savana da Silva Borba, cantora brasileira, falecida em 3 de outubro de 2005 na mesma cidade de seu nascimento.

Em 31 de agosto de 1939 - A Alemanha nazista forja um ataque de bandeira falsa na estação de rádio Gleiwitz criando sua desculpa para atacara Polônia e iniciando a Segunda Guerra Mundial na Europa.

Em 31 de agosto de 1942 nasce no Rio de Janeiro,  Ronaldo Correa, cantor e compositor brasileiro.

Em 31 de agosto de 1951 nasce Simon Tschobang,  cantor e músico camaronês.

Em 31 de agosto de 1956 - nasce Cliflon Power, ator estado unidense.

Em 31 de agosto de 1964 nasce Ana Maria Egypto Rosa Berbel, a Ana Egito, cantora brasileira.

Em 31 de agosto de 1969 - falece o General Costa e Silva e em seu lugar assumiu  uma Junta militar.

Em 31 de agosto de 1970 nasce Carla Visi, cantora brasileiro

Em 31 de agosto de 1972 - nasce Chris Tucker, ator estado unidense, natural de Atlanta

Em 31 de agosto de 1975 - nasce Sara Ramirez, atriz mexicana

Em 31 de agosto de 1983 - nasce Maria Flor, atriz brasileiro.

Em 31 de agosto de 1997 - falecem o casal Dodi Al Fayed, produtor  cinematográfico e sua namorada a princesa Lady Diana, vítima de um acidente automobilístico em París-França.


Em 31 de agosto de 1999 - Assinado o cessar fogo na Republica Democratic do Congo .Liberta-se os prisioneiros de guerra, com o acompanhamento da ONU, Acordo de Lusaka de 1999 na Zambia.
Em 31 de agosto de 2001 - Foi instalada e teve início a 1a. Conferencia Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial e Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância em Durban na África do Sul. E que durou até ao dia 7 de setembro.

Em 31de agosto de 2002 - falece Lionel Hampton, musico estado-unidense de jazz, ele que nasceu em 1908.

Em 31 de agosto de 2008 - falece Mestre Salustiano, compositor, escritor  músico  e artesão brasileiro nascido em 1945.


Em 31 de agosto de 2011 - Saadi Kadafi se diz preparado para se render e ter o fim no derramamento de sangue que estava havendo na Líbia. Mas hoje quando olhamos aquele pais, vemos tristemente que lá virou porto de escravidão humana em pleno Século XXI, e isto é extremamente deprimente.


Em 31 de agosto de 2016 - O Senado brasileiro votou a destituição da presidente  eleita Sra. Dilma Von Roussef,  consolidando o golpe jurídico parlamentar midiático que engendrou no maior retrocesso da democracia em nosso Brasil desde a ditadura militar de 1964. O período do engodo chamado de Revolução.



Em 31 de agosto de 2018 - Encerra-se o mês da Celebração Afro da Costa Rica, conforme publicação em Lei 9526 de la Gaceta, que declarou-se agosto como o mês histórico dos  afrodescendente na Costa Rica.

Em 31 de agosto de 2019 -Joênia Wapichana, a voz feminina da população indígena, eleita pelo Estado de Roraíma , pede juntamente com um grupo de deputado a destituição do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Sales, pelos incêndios na floresta brasileira. E pelo visto o governo federal e o pr´prio ministro é o estorvo para a saúde do meio ambiente brasileiro.

Em 31 de agosto de 2019 - Aconteceu na Casa Romário Martins (foto), uma roda de conversa sobre a presença dos negros em Curitiba no largo coronel Eneas, 30 Largo da Ordem de São Francisco- Curitiba(Fonte do Iphan).







Comentários




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu