Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos marcantes do dia 29 de abril - Movimento Reflexivo

 










Em 29 de abril de 1870 - nasce Joaquim Osório Duque Estrada, poeta e teatrólogo brasileiro e o autor da Letra do Hino Nacional Brasileiro.



Em 29 de abril de 1876 - nasce Zauditu da Etiópia, imperatriz da Etiópia de 27 de setembro de 1916 a 01 de março de 1930. Sendo a primeira mulher a dirigir o país. Falecida em 2 de abril de 1930.


Em 29 de abril de 1899 - nasce Duke Ellington, pianista de jazz estado unidense, falecido em 1974.


Em 29 de abril de 1934 - nasce Pedro Verona Rodrigues Pires, professor universitário e presidente de Cabo Verde de 2001 a 2011.



Em 29 de abril de 1938 - Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo precursor da Petrobrás, para que o governo pudesse controlar o produto.




Em 29 de abril de 1945- As forças militares alemã, rende-se na Itália, aos soldados brasileiros da Força expedicionária Brasileira.


Em 29 de abril de 1945 - Soldados americanos libertam os prisioneiros que restavam no campo de concentração de Dachou


Em 29 de abril de 1945 - nasce Tammi Terrell, cantora estado unidense, falecida em 1970, aos 25 anos de idade vítima de um tumor cerebral.


Em 29 de abril de 1951 - nasce em Manaus, Vinícius Cantuária, cantor, baterista, violonista e guitarrista brasileiro


Em 29 de abril de 1968 - Estreiou no Biltmore Theater da Brodway em New York o Musical hair. Um espetáculo escrito por James Rcdo e Gerome Ragni e música de Galt Mac Dermot.


Em 29 de abril de 1970 - As forças militares estado unidense e sul vietnamita invadem o Camboja em perseguição aos Vietcongs.


Em 29 de abril de 1975 Durante a guerra do Vietnã, temos os últimos americanos que foram evacuados de Saigon na chamada Operação Vento Frequente.



Em 29 de abril de 1975 - O Documento do serviço Nacional de Informação de n.025/16/75/ARJ/SNI, mostra que com o AI-5, o governo brasileiro tinha a plena liberdade para eliminar qualquer ser humano desde que fosse comunista. Dos 434 mortos 38 pessoas pertenciam ao Partido Comunista Brasileiro _PCB, o Partidão. Morreram militantes e simpatizantes.



Em 29 de abril de 1976 - Ofensiva da repressão em Minas Gerais, com prisões e torturas assassinaram Nestor Veras, dirigente do PCB (Agenda do PCB).


Em 29 de abril de 1982 - Foi Instituído pela Unesco, órgão das Nações Unidas para educação, ciências e cultura, o Dia Internacional da Dança.




Em 29 de abril de 1991 - Falece num acidente automobilístico o cantor e compositor Gonzaguinha. Na rodovia que liga Renascença a Marmeleiro no Paraná.


Em 29 de abril de 1992 - Um juri absolveu quatro policiais brancos que no ano anterior havia espancado Rodney King, um motorista negro, parado numa blitz. O espancamento foi registrado por uma câmera e as imagens ganhou as redes de TV. E este foi o pavio de uma revolta racial desencadeada pela decisão do juri de Simi Valley. O resultado foi três dias de conflito, na qual 53 pessoas ficaram mortas com mais de mil feridos, mas de mil prédios incendiados e um prejuízo de 1 bilhão de dólares.


Em 29 de abril de 1994 - nasce Marcelino Sambé, bailarino português-guinense.
Em 29 de abril de 1994 nasce em Bordéus-França, Valeriane Ayayi, jogadora de basquete francês



Em 29 de abril de 1995 - O presidente do Haiti, Jean Bertrant Aristides, anunciou a dissolução do exército de seu país. Acabara derrubado em seguida.
Em 29 de abril de 1998 nasce em São Paulo-SP, MC Kevin, cantor e compositor, falecido em 16 de maio de 1921, caindo ou pulando de um andar do prédio onde estava hospedado.



Em 29 de abril de 2007 - falece José Nérette, juiz e presidente do Haiti de 1991 a 1992.



Em 29 de abril de 2011 - Nesta data Jorge António dos Santos, diretor social da Comunidade dos Arturos, Comunidade remanescente de Quilombolas faz depoimento histórico sobre a comunidade para a Prefeitura Municipal de Contagem -MG.

Em 29 de abril de 2015 - ocorre em Curitiba frente ao Palácio Iguaçu, uma manifestação violenta, quando a policia por ordem do governamental reprime os servidores, que manifestava pois o governador desejava retirar o dinheiro da Previdência dos servidores, para o cofre do governo.



Em 29 de abril de 2019- Festa em louvor e Glória a São Benedito, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Aparecida -SP.


Em 29 de abril de 2019 - A Pastoral Afro-Brasileira, organiza o rito solene enculturado no Estilo do Nordeste, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Nhocuné.


Em 29 de abril de 2020 - O Estado de emergência causado pelo Corona-vírus impediu a realização presencial de Acampamento Terra Livre - ATL. Porém o ATL aconteceu virtualmente com uma série de discussões, transmissões ao vivo e apresentações culturais orientadas a estimular a mobilização indígena e a denunciar o cenário de omissão do Estado brasileiro, quanto a esses povos.(El País-jornlismo de Julio José Araujo Jr).
Comentários




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f