Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos marcantes do dia 1 de janeiro - Movimento Reflexivo

 

dia 1 de janeiro - Dia da Confraternização Universal

Profeta Maomé
Em 01 de janeiro de 630 - O profeta Mahummad parte para Meca com o seu exército para conquistar a cidade.

Em  1 de janeiro de  1805 termina o domínio francês sobre o Haiti. O Haiti torna-se o primeiro países república negro do mundo e o segundo pais independente América do Norte, e do Caribe ou seja o primeiro foi os Estados unidos da América.

Em 1 de janeiro de 1795 Abolido o calendário revolucionário francês, que em cada hora deste calendário equivalia a duas horas e vinte e quatro minutos a divisão dos dias era feito em base decimal e jamais foi utilizado. Era algo teórico.


Em 01 de janeiro de 1808 - Proibição da importação de pessoas escravizadas nos Estados Unidos da América.

Em 01 de janeiro de 1890 Teve início a colonização de Eritreia pelos italianos

Em 1 de janeiro de 1912 - nasce em Belém-PA, João Amazonas, teórico marxista líder guerrilheiro, Membro do PCdoB, falecido em 27 de maio de 2002 em São Paulo.

Em 1 de janeiro de 1914 nasce em Moscou, Noor Ynoal Khan, espiã  do serviço Special Operation Executiva do Reino Unido, da Força Aérea voluntária, professora, escreveu livro infantil, fez programa de rádio usou o codinome de Madeleine, heroína da Segunda Guerra Mundial, foi presa, colocada numa solitária, torturada e fuzilada na Alemanha em Dachau aos 29 anos no Campo de Concentração, no dia 13 de setembro de 1944.

Em 01 de janeiro de 1923 - nasce  em Detrid- Michigan -EUA, Milt Jackons, músico estadunidense de jazz Falecido em Nova York em 9 de outubro 1999


Em 01 de janeiro de 1923 nasce Osmane Sembene, cineasta senegalês e falecido em Dakar em 7  junho de 2007.

Em 01 de janeiro de 1924 nasceu em Nsegayong-Rio Tuni, Francisco Macias Nguema, foi o primeiro presidente pós colonial de 1968 a 1979, da Guiné Equatorial, era um fascista ditador, que acreditava ser branco elogiava a figura de Hitler e foi chamado o demônio da Guine. fez um governo de extrema direita. O ele foi filiado ao Partido Socialista da Guiné, quando foi nomeado prefeito de Mongano, por autoridades espanhola. Depois entrou no Partido Único Nacional de Trabalhadores, que se dizia anti-imperialista, mas era mentira pois ele trabalhava para os governos da Europa de forma ditatorial, dizia que o partido era anticolonialista, mas ele trabalhava para a Espanha que neocolonizava aquele território, dizia anti racista, mas era mentira perseguia todos etnicamente principalmente  aos grupos étnicos de seu pais, era anti-intelectual o que caracteriza o seu domínio totalitário. Era de extrema direita, e assim como Hitler e Mussolini, ele tentou ter um partido que falava ser do trabalhador porém a sua visão era de pressão total. durante uma população de 400 mil habitante durante o curto período de seu governo matou 80.000 pessoas, era apoiado pelos franquistas e pelo General Franco da Espanha. O seu discurso era muito parecido com o que conhecemos no governo brasileiro, que sai fugido para os Estados Unidos, sem conseguir passar a faixa presidencial. Faleceu 29 de setembro de 1979 em Malabo em Bioko na Guiné Equatorial.

Maurice Bejart
Em 1 de janeiro de 1927 - Nasceu o bailarino Maurice Bejart, que também foi escritor, coreógrafo, e diretor de teatro.


Em 1 de janeiro de 1934 nasce em El Azizia-Medeia na Argélia, Lakhdar Brahimi, diplomata argelino oficial da organização das Nações Unidas.

Em 1 de janeiro de 1034 - A ilha de Alcatraz, na Baia de São Francisco nos Estados Unidos, torna-se prisão Federal estadunidense.


Getúlio Vargas
Em 01 de janeiro de 1936 - O presidente do Brasil Getúlio Vargas assina o decreto que cassa as patentes dos revolucionários de 1935.


Em 1 de janeiro de 1939, nasce em Johar-Somália, Ali Mahdi Mohamed, foi presidente a Somalia entre 1991 a 2000. Faleceu em 10 de março de 2021 em Nairóbi, vítima da Covid-19

Em 1 de janeiro de 1942 - nasce em Dimbokro, Alassane Dramane Quatara da África Ocidental Francesa, é hoje o atual presidente da Costa do Marfim.


Em 1 de janeiro de 1942 - Declaração das Nações Unidas é assinado por vinte e seis nações


Em 1 de janeiro de 1944 nasce em Hosh Bannag-Sudão, Omar Al Bashir, militar e politico, foi presidente em três gestão de 1993 até 11 de abril de 2019, Foi chefe do Comando Revolucionário de Salvação Nacional.. Na sua história politica liderou um golpe no Sudão que derrubou Sadi Al Mahai após o governo estar negociando com os rebeldes. Ele foi um ditador. E acabou sendo derrubado num golpe mas na Corte Penal Internacional foi acusado de estupros, assassinatos de pessoas, pilhagens contra civis em Darfur, e em agosto de 2021 ele estava sendo procurado, já esta detido.

Armando Mazzo
Em 01 janeiro de 1948 - O operário Armando Mazzo, comunista eleito pela legenda do PST, foi impedido de tomar posse. Falecido em Poá em 15 de maio de 1990.





Em 01 de janeiro de 1953 - nasce em Chibabava-Moçambique, Afonso Dhlakama, revolucionário da Renamo maior partido de oposição de Moçambique .Falecido em Gorongosa -Moçambique em 3 de maio de 2018.

Em 1 de janeiro de 1958 nasce em Bridgetow-Barbado, Grandmaster Flash, rapper e Dj um dos pioneiro do hip hop.

Em 1 de janeiro de 1959 nasce em Mitsoudje-Comores, Azali Assoumane atual presidente do Comores estava no seu terceiro mandato.


Revolução Cubana
Em 01 de janeiro de 1959 - Triunfou a Revolução cubana



Em 01 de janeiro de 1960 - Independência de Camarões

Em 01 de janeiro de 1966 - Começou em Cuba a 1a. Conferência Tri-continental dos Partidos Comunistas.


Em 01 de janeiro de 1966 - Jean Bedel Bokassa, assume a República Centro Africana, ele próprio se coroou imperador,  foi o segundo presidente da Republica Centro Africana. Ele liderou um golpe que derrubo o presidente Dacko. Foi um ditador absoluto seu governo foi chamado de reino do terror, foi deposto e exilado em Paris, Depois preso julgado por apropriação indébita estatal, traição, assassinatos, canibalismo. Teve 17 esposas e 50 filhos. Falece de ataque cardíaco aos 75 anos de idade Falece  em 3 de novembro de 1996 em Bangui-República Centro Africana.

Em 1 de janeiro de 1967 nasce em Porto Harcourt, Chidi Nwanu, ex-jogador da Seleção da Nigéria e atualmente um religioso católico.

Em 1 de janeiro de 1969 nasce em São Paulo, Paulo Sergio Rosa, o jogador Viola.

Em 01 de janeiro de 1974 - nasce Madeleine Pierroux, cantora francesa

Em 01 de janeiro de 1976 - Nacionalização da Industria petrolífera da Venezuela.

Em 1 de janeiro de 1983 nasce em Kingston, Melaine Walker, campeão olímpica de 2008 em Pequim e campeão mundial em 2009 na Alemanha


Em 01 de janeiro de 1987 - nasce Karol Conka, cantora brasileira e ativista feminista.


Em 1 de janeiro de 1994 - O exercito Zapatista de Libertação Nacional inicia 12 dias de conflito armado no Estado de Chiapa-México.

Em 01 de janeiro de 1997 Assume como secretario geral da ONU, Kofi Annan, secretário originário de Gana e ficou no cargo até 2007

Em 1 de janeiro de 2005 Falece Shirley Anita Sta.Hill Chishilm, educadora e deputada estadunidense a primeira mulher negra ser eleita no parlamento estadunidense. Ela que nasceu em 30 de novembro de 1924.

Nizan Rayyan
Em 01 de janeiro de 2009 - Faleceu Nizan Rayyan - comandante do Hamas palestino (nascido em 1959)

Helen Suzman
Em 01 de janeiro de 2009 - Faleceu em Joanesburgo, Helen Suzman, ativista anti-apartheid da África do Sul. Ela que nasceuem 7 de novembro de 1917 em Germiston.

Em 1 de janeiro de 2010 - falece Freya Van Moltke, ativista alemã do grupo anti-nazista o Circulo de Kreisou. Grupo que fez oposição a Hitler. Ela que nasceu em Colônia na Alemanha em 29 de março de 1911.


Em 01 de janeiro de 2011 - A economista Dilma Rousseff torna-se a primeira mulher a assumir a presidência da República Federativa do Brasil. E retirada do poder por um golpe tramado entre a oposição que perdeu as eleições, seu vice que contou com a participação de todos os partidos da base do governo, acusando de crime por pedaladas fiscais, o que não ficou nada comprovado pela comissão Técnica do Congresso. Os golpistas contaram ainda com ajuda do próprio Judiciário e apoio da Mídia Brasileira


Em 1 de janeiro de 2016 Entra em vigor Acordo ortográfico de 1990 neste dia 1 janeiro de 2016 e forma definitiva e obrigatória.

Em 1 de janeiro de 2019 - Assume o cargo máximo Executivo no Brasil o Presidente Jair Bolsonaro, um homem de extrema direita eleito pelo voto. E faz um dos piores governo que o Brasil já TV, antes ciência, homofóbico, racista, e teve ao seu lado um grupo de extermínios e terroristas.

Em 1 de janeiro de 2020 uma grande enchente no Indonésia na cidade Jacarta, acontecem quando os rios Ciliwnga e Cisadane transportam e aproximadamente 66pessoas acabam perdendo a vida.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f