Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos marcantes do dia 1 de novembro - Movimento Reflexivo

 













Salvador atual



Em 1 de novembro de 1549- Instalação da cidade de Salvador -Bahia, a primeira cidade do Brasil, que foi a primeira capital e sede do governo Geral de Thomé de Souza.



Em 1 de novembro de 1604- Estreia da peça Otelo, o mouro de Veneza de Willian Shakespeare, no Whitehall Palace em Londres.


Em 1 de novembro de 1755 -Ocorreu o que foi chamado de sismo de Lisboa, ou o terremoto a um tsunami seguido de incêndio em Lisboa e que fez vítimas de 60 a 90 mil pessoas.



Em 01 de novembro de 1864 - A mensagem e os estatutos da Associação Internacional dos Trabalhadores - AIT foram ratificados por unanimidade pelo Comitê provisório, que se constitui em órgão dirigente da AIT.




Em 01 de novembro de 1919 - A Estrada de Ferro Araraquarense - EFA é encapada pelo governo do Estado


Em 01 de novembro de 1922 - Faleceu o escritor brasileiro Aphonso Henriques de Lima Barretos.


Em 01 de novembro de 1930 - Foi instituído o Direito de voto para as mulheres no Brasil. Obviamente que a foto acima é apenas ilustrativa (Picnik).

Em 01 de novembro de 1945 nasce Gilberto Braga, dramaturgo e novelista brasileiro, faleceu em 26 e outubro de 2021.


Em 01 de novembro de 1954 - A Frente de Libertação Nacional da Argélia dava início a uma poderosa ofensiva contra as tropas colonialistas francesas na Argélia.



Em 01 de novembro de 1955 - Tem inicio a Guerra do Vietnã, por motivos ideológico receberam agressões e invasão dos Estados Unidos da América.


Em 01 de novembro de 1956 nasce Paulo Gonzo, cantor português



Em 01 de novembro de 1967 - nasce Tina Arena cantora australiana


Em 01 de novembro de 1970 - D. Paulo Evaristo Arns, o cardeal se torna arcebispo de São Paulo.


Em 01 de novembro de 1972 - Falece em Veneza, Ezra Pound, nascido em 30 de outubro de 1885 em Haile-EUA. Poeta ultra conservador , fascista, considerado doente mental.


Em 01 de novembro de 1973 - Brasil e Paraguai fazem acordo sobre Itaipu.


Em 01 de novembro de 1973 - Nasceu a atriz indiana Aishwary Ray


Em 01 de novembro de 1974 - Foi fundado o Bloco Ilê Ayiê em Salvador - BA.


Em 1 de novembro de 1978 - nasce o ator brasileiro Lázaro Ramos, ou Luis Lázaro de sacramento Ramos, ator premiadíssimo.


Em 01 de novembro de 1984 - nasce Natália Tena, musicista britânica.


Em 01 de novembro de 1993 - Entrou em vigor o Tratado da União Europeia assinado em 07 de fevereiro de 1992.

Em 1 de novembro de 1993 - nasce em São Luís-Ma, Pablo Vittar ou Phabullo Rodrigues Silva cantor compositor e drag queen brasileiro.


Em 01 de novembro de 1995 - O Congresso Nacional africano, venceu as eleições multiraciais da África do Sul.


Em 01 de novembro de 1996 nasce Yoo Jeong Yeon, cantora sul coreana

plantando e preservando a floresta

Em 01 de novembro de 1996 - O Ministro da Justiça declarou a posse permanente dos índios as Terras indígenas Panará, com 494.017 hectares, nos municípios de Guarantã-MT, e Altamira(PA) e no mesmo ato foi encarregado da Funai de providenciar a demarcação. O presidente da república assinou o decreto o que foi registrado em Cartório e hoje pertence ao Patrimônio da União.

Em 01 de novembro de 2012 - A Central Única dos Trabalhadores - CUT publicou no seu site o texto assinados por Julia Nogueira secretária Nacional de Combate ao Racismo e Vagner Freitas Presidente Nacional da Cut, intitulado "A desigualdade de raça no mercado de trabalho brasileiro".



Em 01 de novembro de 2012 - Encerrou-se o IV Seminário Nacional de estudos culturais Afro-Brasileiro I Semana Afro Paraibana de Literatura, Memória, História. Evento iniciado em 30 de outubro na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.


Em 01 de novembro de 2012 - O líder indígena Eliseu Lopes falando sobre a situação dos indígenas em Audiência Pública, disse "Se não fosse o Facebook do homem branco já estaríamos todos mortos".


Em 01 de novembro de 2015 - encerrado os jogos indígenas de Palma -TO.


Em 1 de novembro de 2016 - Nos Estados Unidos da América, já observa-se que não há nenhuma lei separando os afros-americanos dos brancos e agora a diferença econômica é quem separa todos, inclusive negros e latinos. e os que tens condições financeiras deixam as cidades segregadas e há quedas das receitas fiscais deteriorando as comunidades (El Pais).


Em 01 de novembro de 2017 - A Unicef publica sob título Uma situação com violência nas vidas de crianças e adolescentes, revela situações de violências drásticas, de ruas e escolas. Um dado importante revelado é que jovens negros (afrodescendentes) apresenta-se como vítima de uma taxa de homicídio e que o assassinato destes meninos é três vez maior do que dos meninos brancos.
Em 1 de novembro de 2020 na Polônia as mulheres passam a protestar nas ruas das principais cidades do país contra o governo ultra conservador, e rejeitam abertamente a posição da Igreja católica em relação ao aborto do feto por má formação. Conforme a organização Feminina Skank Kobiet E a líder feminista Marta Lempord é o rosto que passa a ficar mais conhecido por toda a Polônia, e nos protestos.
Em 1 de novembro de 2021 - Falece Nelson José Pinto Freire, um dos maiores pianista do mundo, brasileiro. Faleceu em sua casa no Rio de janeiro. Ele que nascera em 18 de outubro de 1944 em Boa Esperança - MG.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu