Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos Marcantes do dia 31 de julho - Movimento reflexivo

 



Em 31 de julho de 1784 Falece em Paris Denis Diderot, filósofo e escritor francês, que juntamente com  Jean le Ron d'Alambert criou o "Encyclopedie.
Em 31 de julho de 1812 nasce em Milão, Amélia de Leichlemberg, imperatriz brasileira a segunda esposa de D. Pedro I, falecida em 26 de janeiro de 1873.
Em 31 de julho de 1920 nasce Ndabaningi Silhole, professor pedagogo, pastor metodista, fundador da African National Union ou União Nacional Africana do Zimbabwe, o partido ZANU, grupo que se opôs ao governo da Rodésia em 1963, e ficou 10 anos presos, por conspiração, em 1975 disputou com Roberto Mugab e perdeu as eleições. Faleceu nos Estados Unidos da América na Filadélphia em 12 de dezembro de 2000,deixou a esposa e dois filhos.
Em 31 de julho de 1921 - nasce em Londres, Peter Benenson, advogado e ativista dos direitos humanos
falecido em 25 fevereiro de 2005.
Em 31 de julho de 1931 - nasce em Detroid,  Kenneth Earl Burrell, conhecido como Kenny Burrell, guitarrista estado-unidense 
Em 31 de julho de 1931 - Inicio da Guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia, um conflito armada que se estendeu até 1935.
Em 31 de julho de 1934 - Jean Leon Jaurès é assassinado, por Raoul Villain em um café em Paris. Seu assassino era um nacionalista francês que desejava a guerra da França com a Alemanha. Jaurès era professor doutor em filosofia, socialista e conferencista. Os seus restos mortais foram transferidos em 1924 para Pantheón.
Em 31 de julho de 1936 -nasce em Araraquara-SP, Inácio de Loyola Brandão, escritor brasileiro, contista, e membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 31 de julho de 1936 nasce no Haiti, Boniface Alexandre, jurista haitiano e presidente nos anos de 2004 a 2006.
Em 31 de julho de 1944 - Falece no litoral sul da França, Antoine Sanit-Exupery, aviador e escritor francês
Em 31 de julho de de 1953 - A policia invade a sede dos jornais do partidão empastela os jornais a Imprensa Popular e o Momento interdita a sede do jornal, aprende os maquinários e realizam prisões sendo instaurados um inquérito. A desinterdição possibilitou o funcionamento do jornais mais quatro anos com condições precárias e tiragens reduzidas.
Em 31 de julho de 1956 nasce em Chicago, Deval Lourdine Petrick, governador de Massachussetts entre 2007 a 2015. EUA.
Em 31 de julho de 1959 nasce em Chicago, Stanley Jordan, guitarista estado unidense.
Dia 31 de julho de 1962 -Dia da Mulher africana, data instituída na conferencia da Mulher Africana ocorrido em 1962. Data para uma reflexão sobre a posição das mulheras na sociedade no Continente Africano.
Em 31 de julho de 1962 nasce Wesley Trent Snipes, ator teatro, cinema produtor estado unidense.
Em 31 de julho de 1962 nasce no Rio de Janeiro, Paula Morelenbaun, musicista brasileira.
Em 31 de julho 1966 - Falece em Nova York, Bud Powell, pianista estado unidense.
Em 31 de julho de 1967 - nasce em Kapsabet, Peter Rono atleta queniano.
Em 31 de julho de 1967 - Começa em Cuba a 1a. Conferência Latino Americana de Solidariedade.
Em 31 de julho de 1970 - O Consul brasileiro Aloisio Gomide é sequestrado pelos guerrilheiros Tupamáros. Eram os guerrilheiros, tupamáros chamando atenção  contra o envio do torturador estado unidense "Dan Mitrione", como ficou conhecido o policial e Michael Santore, que usava presos políticos e mendigos para as suas praticas e na exibição disto tudo os nossos agentes de torturas para aprender. e por que Aloisio Gomide, porque ele era o "Bob Fieldo", ou seja o embaixador, submisso o cachorro do Tio Sam aqui na América Latina. É preciso explicar a história e isto tudo está retratado no filme "Estado de Sitio de 1972, do diretor grego Constantin Costa Grava.
Em 31 de julho de 1975 - nasce Silvana Terena ou Silvana Dias de Souza Albuquerque indígena, artesã, e Sub-secretaria de Políticas Públicas para a População Indígena de Mato Grosso do Sul.

Em 31 de julho d 1979 Ndabaningi Sithole, participa do governo de transição no Zimbabwe formados por brancos e negros.


Em 31 de julho de 1985 nasce em Korkitone,  Brimim Kipruto, atleta queniano.
Em 31 de julho de 1990 - nasce Loujain Alhathlow, ativista pelos direitos das mulheres, sauditas.
Em 31 de julho de 1998 - Foi organizado e o oferecido ao Ministério da Educação CNE os processos que incumbiram de estabelecer o referencial curricular nacional para as escolas indígenas.
Em 31 de julho  de 2010 Sakineh Ashtiani, a iraniana condenada a morte por apedrejamento teve o anuncio humanista de Luís Inácio Lula da Silva que pediu ao líder do Irã Mahmoud Ahmadinejad que enviasse-a ao Brasil e que aqui estaríamos oferecendo um asilo humanitário.


Em 31 dejulho de 2010 tem início o Projeto Video Indio Brasil em Campo Grnde-MS.



Em 31 de julho de 2017 - aprovado o Regimento interno do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas  no Instituto Federal do Ceará - NEAB's  por seu presidente Conselho Superior Virgílio Augusto Sales Araripe.
Em 31 de julho de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro, atribuiu ao próprio negro a responsabilidade pelo tráfico. E afirmou ainda que os portugueses nunca pisaram na África. Uma informação infundada e sem lastro científico, portanto digno de um ser  ignorante.
Em 31 de julho de 2019 - O cacique Emyra Waiãpi, foi morto durante a invasão de garimpeiros nas terras indígenas. O procurador Rodolfo Lopes, do Ministério Público pediu a exumação do corpo










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f