Pular para o conteúdo principal

Entrevista da pré candidata a Presidência da Republica professora Sofia Manzano -PCB - Diário da Região

 





Coluna Do Diário
Opinião E Colunas
Diário Multi

ELEIÇÕES 2022
Pré-candidata à presidência, Sofia Manzano prega reestatização
Em entrevista ao Diário, a economista defendeu a legalização do aborto e criticou as alianças feitas pelo ex-presidente Lula (PT) na disputa deste ano

Marco Antonio dos Santos


A candidata à Presidência da República pelo PCB, Sofia Manzano, em entrevista ao Diário neste sábado (Guilherme Baffi 25/6/2022)



Barrar a privatização da Petrobrás e reestatizar a Eletrobrás. Estas são as duas principais bandeiras da economista Sofia Manzano, 51 anos, pré-candidata a presidente da República pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro), que fez pré-campanha em Rio Preto neste sábado, 25.

"Vamos lutar para impedir a privatização da Petrobras e vamos reestatizar uma quantidade enorme de ações, que estão nas mãos da iniciativa privada. É por isso que impuseram uma política de preços de paridade com a cotação internacional”, diz a candidata ao criticar a atual politica de reajuste de preços dos combustíveis e do gás de cozinha.

Sofia diz que o tour pelo interior do Estado de São Paulo, que incluiu neste sábado Ribeirão Preto, é uma preparação para a convenção partidária de lançamento da chapa presidencial, prevista para julho. Por enquanto, não há nome para ocupar a vaga de vice na chapa do PCB.

Atualmente, o PCB é um dos poucos partidos de esquerda, como PSTU ( Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) e PCO (Partido da Causa Operária), que não vão integrar a coligação de Lula, porque os comunistas criticam as alianças feitas pelo ex-presidente.


"A coligação que está se construindo ao redor do ex-presidente Lula (em alguns estados) inclui partidos de esquerda e de centro esquerda, mas ampliou muito para partidos de direita, que representam a classe dominante, como o União Brasil que era o DEM, antigo Arena (partido governista durante dos governos militares). É importante derrotar Bolsonaro, mas apenas com essas forças políticas, como se vai melhorar as condições de vida do País?”, diz a pré-candidata.

Os comunistas não perdoam o petista também por escolher o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recém filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) e antiga liderança do PSDB, como seu vice na chapa.


Sofia, Vera Lúcia (PSTU) e Simone Tebet (MDB) são as três mulheres que encabeçam chapas presidenciais nas eleições deste ano. A comunista defende o aumento da participação das mulheres na política, mas critica parte das eleitas nas ultimas duas eleições que, segundo ela, nem sempre defende pautas do movimento feminista.

A pré-candidata comunista é incisiva na defesa do direito da mulher ao aborto na rede pública de saúde do Brasil. E não só em casos de estupros ou de risco à vida da gestante, como determina a lei em vigor.


"Nós somos favoráveis à plena legalização do aborto, porque no Brasil, atualmente, há uma estimativa de que são feitos 1 milhão de procedimentos por ano. Mas, como o aborto é criminalizado, só as mulheres ricas fazem isso com apoio psicológico e com segurança, enquanto as mulheres pobres morrem tentando abortar ou se submetem a clinicas clandestinas”, diz a candidata.

Na visita a Rio Preto, Sôfia esteve acompanhada do professor de história Tito Belini, de Franca (SP), pré-candidato ao Senado Federal. O educador, que está em um partido com alguns poucos segundos de inserção na propaganda eleitoral, terá de enfrentar, por exemplo, nomes como o do apresentador José Luis Datenta (PSC), primeiro colocado nas ultimas pesquisas eleitor



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fatos Históricos Marcantes do dia 6 de junho - Movimento Reflexivo

Em 6 de junho de 1755 -Abolição indígena no Pará, Maranhão e Amazonas dando início a escravidão negra (afro) no Norte do Brasil a partir da Régia de D. José I. Em 6 de junho de 1769 - O Marques de Pombal coloca a Inquisição sob Proteção régia. Em 6 de junho de 1770 - fundação da Casa de ópera mais antiga da América Latina. Teatro Municipal de Ouro Preto. Em 6 de junho de 1888 nasce Valerian Kybyshev, revolucionário russo comandante do Exército Vermelho, Presidente do Conselho Superior de Economia Nacional 1930 a 1934. Em 6 de junho de 1909 Nasce em Riga, Isaia Berlin, filósofo historiador judeu. Falecido em Oxford em 5 de novembro de 1997. Em 6 de junho de 1934 nasce em Vitória-Espírito Santo, Carlos Nobre, cantor e compositor, cujo o nome de batismo é Nomar Nobre Chambelain. Falecido em 27 de junho de 2009. Em 6 de junho de 1935 - nasce em St. Louis-Missouri-EUA, Grant Green guitarrista estadunidense falecido em 31 de janeiro de 1979 Em 6 de junho de 1936 - nasce em Matalana distrito...

Artista do dia - Nicole Sherinzinger

Nicole Scherzinger cantora, compositora e atriz estadunidense Em 29 de junho de 1978 nasceu em Honolulu-Havai Nicole Prescovia Elekolani Valiente Aniversariante do dia a cantora do grupo Pussycot Doll  

Crônica - Derrelição metafísica do Amor - Manoel Messias Pereira

  Derrelição metafísica do Amor É preciso refletir cotidianamente sobre a vida e a razão de viver de cada um. Vivemos na invenção de uma realidade em que o sonho precisa estar plenamente alimentando o nosso espírito, empreendendo o nosso corpo, no espaço geográfico, estabelecendo o carinho coletivo pela natureza, independente da residência, vila, município, estado, país, continente. O mundo é nossa meta. E todos os seres humanos, vivos precisam, ter a ressonância involuntária do pensar estruturalmente no bem ao próximo, na intensão coletiva, plural, de entender que em qualquer mesa é preciso repartir o pão, e brindarmo-nos como se estivéssemos, nascendo, compactuando, trocando juras, namorando, firmando compromissos, casando. E que a luz de nossos sorrisos, pudessem transmitir a ideia da camaradagem, do respeito, do princípio da unidade espiritual universal, mas não de forma abstrata, mas concretamente fundamentados no materialismo histórico e dialético. E neste princípio pergunt...