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crônica - Lendo e pensando sobre o processo educacional no Brasil - Manoel Messias Pereira

 





Lendo e pensando sobre o processo educacional no Brasil

Ontem eu lia o livro "A Construção da Pedagogia socialista" de N. K. Krupskaya, editado pela Expressão popular e na sua página 173, vi um texto chamado "O papel de Lênin na luta pela Escola Politécnica" e esse é um texto que segundo consta já foi publicado outra vez no inicio do Século XX pela Revista "Por uma educação Comunista, de 1932 n.9 texto da Academia de Ciências Pedagógicas da RSFSR. Num artigo em que Vladimir Ilitch Ulianov atribui uma importância fundamental à educação da geração mais jovem.

Lênin que era filho de um notável professor e refletia, com especial atenção o que escreveu Marx e Engels, sobre a escola, sobre a conexão do ensino com o trabalho produtivo. consta que em 1897 quando na Rússia o marxismo apenas começara a atrair atenção  e houve uma luta aguçada contra os populistas, que imaginaram de forma equivocada o caminho para o socialismo, enquanto.

Enquanto que Lênin escrevera um artigo intitulado "As pérolas do projetísmo populista". O populista Yuzhakov elaborou planos sobre dar a possibilidade para filhos e filhas de camponeses de  dominarem os conhecimentos dados em ginásios de aldeias, com os quais teriam uma grande agricultura. Os fazendeiros ricos pagariam pela formação de seus  filhos. e os filhos dos pobres, portanto os proletários, pagaria por sua manutenção e a educação com o seu trabalho.

Essa loucura permitiu Lênin ficar especialmente perturbado. Enquanto que Yuzhakov acreditava  que isso poderia ser possível sem qualquer luta, preservando a existência da divisão de classe e o sistema autocrático. Criando inúmeros ginásios  rurais para os camponeses.

A censura forçou Lênin a falar de maneira cifrada, alegoricamente e indiferente, mas falou tudo o que queria e provou toda a utopia  deste projeto, sua impotência , toda a incompreensão de Yuzhakov sobre a realidade sobre o caráter de classe do regime russo. e mostrou o espírito feudal do projeto que ligava a juventude a terra., e que transformava a juventude camponesa ao trabalho forçado, e que não tinham direito nem de casar mesmo aos 25 anos de idade sem a permissão das autoridades escolares.

Assim Lênin contrapôs ao projeto de Yuzukov a escola única obrigatória geral, onde o conhecimento sério seriam dados e onde todos os estudantes trabalhariam.

E por muito tempo Lênin não escreveu mais nada sobre isto mas prestou atenção no processo educacional. E escreveu sobre a necessidade da proteção as crianças e do trabalho em, também que é precsio que a criança desde cedo seja envolvida na política.

No principio da Guerra Lenin escreveu para o Granat, um artigo sobre Marx em que ele introduz a seguinte citação, na qual se refere da combinação do ensino com o trabalho produtivo, pediu para todos sentar e escrever o que estaria sendo feito no ensino dos outros países desenvolvidos industrialmente., em relação ao ensino e o trabalho produtivo, com isto Krupskaya escreve o livro "Educação Pública e Democracia". O que ele leu com atenção.

E estando no exílio escreveu sobre a necessidade dos jovens a partir dos 15 anos tomarem parte direta no trabalho social da milícia. e escrevendo projetos do programa do partido em 1917. E assim ele formulou o ponto sobre a escola e a necessidade de uma educação gratuita, obrigatória, geral e politécnica que familiariza tanto na teoria como na prática com todos os princípios ramos da produção para todas as crianças de ambos os sexos até 16 anos de idade uma estreita ligação do ensino com o trabalho social produtivo das crianças.

E desde a sua tomada de poder insistiu para que os Comissários da Educação Pública começasse a pôr em prática s escol politécnica.

Inicialmente as escolas passaram a ter um certo sucesso principalmente aquelas cujos os professores tinham mais experiências, outras  pareceu muito mutiladas mas se manifestou no auto serviço de carpintaria, costura, encadernação. E ele queria que o ensino da eletrificação fosse introduzido de forma séria em todas as instituições educacionais.

Alguns profissionais da educação falavam da precocidade  dos jovens e alguns desejava a cultura monotécnica  e dizia que não era possível desenvolver a educação politécnica em todos os lugares, e sim apenas nas grandes cidades e de que no campo não seria necessária.

Lenin insistiu na organização inclusive no partido como pauta sobre isto. E esse fragmento sobre o pensar de Lênin, me parece interessante hoje quando falam em educação para o trabalho ou falam da educação técnica. Porém sei que nossas escolas no Estado de São Paulo não tem parte tecnológico, não tem oficinas e não tem um programa geral em todas as escolas.  Portanto cabe a minha crítica educacional e apenas tem um discurso neoliberal . Portanto o que vemos hoje é a busca da mão de obra não preparada para um mercado cientifico ou tecnológico ou uma educação aprofundada, que requer desenvolvimento clássico aliando ao desenvolvimento tecnológico politécnico, mas sim uma estratégia para que esse aluno seja reserva de mão de obra barata.

Outro ponto é que para Lenin a escola politécnica ajudaria a criar uma base para uma sociedade sem classes.

E sobre isto Lênin  escreveu "Se nós somos obrigados a baixar temporariamente a idade (da transição da educação politécnica geral ao ensino politécnico profissional) de 17 para 15 anos, então o partido  deve considerar esta redução do padrão da idade excepcional, como uma necessidade pratica, como uma medida temporária provocada pela pobreza e ruina do país".

E portanto percebo também que o problema da desgraça da miséria social era um ponto a ser discutido e o partido teve essa preocupação. E dai talvez a ideia de refletir o papel ideológico para que essa criança ou adolescente saiam da escola com a ideia da formação politica iniciada, na base do pontos e contra-pontos.E questionando o próprio sistema.

E essa é a forma de como na época abria-se as discussões ou seja tudo era voltado para a necessidade imediata da população, não que isto seja a curto prazo, mas a médio e longo prazo . Discutir a necessidade creio que é estabelecer a necessidade de rescrever a cada momento toda a transformação desta sociedade a partir das ideologias que orienta a vida partidárias ideológicas e filosóficas e que deva ser submetidas a toda as seriedades e rigor Á esses estudos. Sabemos que estamos no capitalismo, no sistema criador de desigualdade, que mantem a lógica do lucro sobre a fome geral da população. E isto precisa ficar explicito e percebido por uma população , que hoje caminha descrente com uma politica de politicagem e não como ciência social ou arte sobre a necessidade de observar o sentimento dos atores social, como a que temos no Brasil.

Em breve teremos as discussões no ano que vem sobre o papel dos detentores de politicas para as eleições você verás que os partidos são desintegrados ideologicamente, não são partes da sociedade ou seja são sim grupo de tomadas do dinheiro dos impostos mas filosoficamente são larápios não tem quaisquer discussões aprofundada sobre a educação dos nossos jovens ou adultos e muito menos de nossas crianças. É infelizmente.


Manoel Messias Pereira

professor e cronista

São Joé do Rio Preto- SP. Brasil









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