Pular para o conteúdo principal

Crônica - Hoje estamos à 16 anos sem Ana Montenegro - Manoel Messias Pereira

 




Hoje estamos a 16 anos sem Ana Montenegro


Em 30 de março de 2006 em Salvador -BA, faleceu por morte natural a camarada Ana Montenegro como ficou conhecida Ana Lima do Carmo. Ela que nasceu em 13 de abril de 1915 em Quixeramobim-CE. Estudou letras, direito, trabalhou como jornalista, ativista pelo direito da mulher e uma grande comunista do Partido Comunista Brasileiro - PCB e que deixou um estimado legado na história do mundo e do Brasil. 

Quando instalou-se no Brasil o regime ditatorial civil, militar e empresarial em 1964, quando em toda a América Latina, os Estados Unidos da América com a Cia implementou operações como Condor, Bandeirantes e Brother Sam, ele foi a primeira mulher a ser exiliada e ficou quinze anos no exterior longe da família e de todos os seus entes queridos.

No exterior trabalhou na Organização das Nações Unidas -ONU, na Unesco e foi redatora da Revista Mulher par o mundo inteiro da Federação Democrática Internacional de Mulheres Militantes do Partido Comunista Brasileiro.

Foi co-fundadora do Periódico "Movimento Feminino", editado durante dez anos e que serviu de instrumento de divulgação das lutas e conquistas das mulheres brasileiras. Foi colaboradora dos jornais cariocas Correio da Manhã e Imprensa Popular.

A sua filiação ao PCB foi feito em 1945, provavelmente no período em que o mundo estava saindo da ressaca da Segunda Guerra Mundial.

A sua história acompanha a luta pelo fim da ditadura e a abertura para a vida de um governo civil, e observamos que entre 1985 a 1989 participou do Conselho Nacional dos direitos da Mulher e foi assessora da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB na sessão da Bahia atuando pelos direitos humanos e membro do Fórum de Mulheres de Salvador.

Em 2005 foi indicada junto com outras 99 mulheres o Premio Nobel da Paz. E em 1990 afirmava em alto e bom som que a sua luta continuava e era por pão, trabalho e terra. e dizia que por isto tinha a liberdade, e respeitava o povo em suas reais necessidades. E neste ativismo feminino não esqueceu também de afirmar e lutar contra o racismo implementando trabalhos junto a população afro. Deixou inúmeros artigos, ensaios e poesias. O seu ativismo foi um ativismo de classe.

Após a sua morte recebeu a homenagem póstuma da Medalha Chico Mendes de Resistencia entregue pelo Grupo  de direitos Humanos Tortura Nunca Mais.

Em sua homenagem o Partido Comunista Brasileiro fundou o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, que busca a participação das mulheres aliada as lutas revolucionária da classe trabalhadora, pois no Brasil são elas oprimidas pelo patriarcado e exploradas pelos sistema do capital. E o último encontro do Coletivo ocorreu em 2015, na cidade de São Paulo. E hoje tens um trabalho reconhecido em todo o Brasil. Hoje faz 16 (dezesseis anos) de sua morte. Ana Montenegro presente agora e sempre.


Manoel Messias Pereira

professor, cronista

São José do Rio Preto -SP. Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artista do dia - Nicole Sherinzinger

Nicole Scherzinger cantora, compositora e atriz estadunidense Em 29 de junho de 1978 nasceu em Honolulu-Havai Nicole Prescovia Elekolani Valiente Aniversariante do dia a cantora do grupo Pussycot Doll  

Fatos Históricos Marcantes do dia 6 de junho - Movimento Reflexivo

Em 6 de junho de 1755 -Abolição indígena no Pará, Maranhão e Amazonas dando início a escravidão negra (afro) no Norte do Brasil a partir da Régia de D. José I. Em 6 de junho de 1769 - O Marques de Pombal coloca a Inquisição sob Proteção régia. Em 6 de junho de 1770 - fundação da Casa de ópera mais antiga da América Latina. Teatro Municipal de Ouro Preto. Em 6 de junho de 1888 nasce Valerian Kybyshev, revolucionário russo comandante do Exército Vermelho, Presidente do Conselho Superior de Economia Nacional 1930 a 1934. Em 6 de junho de 1909 Nasce em Riga, Isaia Berlin, filósofo historiador judeu. Falecido em Oxford em 5 de novembro de 1997. Em 6 de junho de 1934 nasce em Vitória-Espírito Santo, Carlos Nobre, cantor e compositor, cujo o nome de batismo é Nomar Nobre Chambelain. Falecido em 27 de junho de 2009. Em 6 de junho de 1935 - nasce em St. Louis-Missouri-EUA, Grant Green guitarrista estadunidense falecido em 31 de janeiro de 1979 Em 6 de junho de 1936 - nasce em Matalana distrito...

poesia - Tua bela presença - Manoel Messias Pereira

  modelo Vitória Santos tua bela presença. Desde que olhei pra você tive a impressão de que estava diante da beleza do céu Vi teu sorriso mais lindo tal qual o canto dos pássaro tive a sensação de estar diante  da ternura e a beleza de uma rosa Desde que olhei pra você, entendi a razão de amanhecer e ver o sol aparecer, lindo como o brilho de seu olhar, explendido e intenso. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil