Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos Marcantes do dia 31 de janeiro -Movimento Reflexivo

 




rainha Nzinga

Em 31 de janeiro de 1582 - Nasceu Ana de Souza ou Nzinga, rainha de Angola de 1633 a 1663 do reino Ndongo e de Matamba no Sudoeste da África.
Em 31 de janeiro de 1606 Quatro conspiradores, incluindo Gui Fawkes são executados por traição por com enforcamento e esquartejamento, por conspirar contra o Parlamento e o rei Jaime I na Inglaterra.

Em 31 de janeiro de 1825 O Congresso dos Estados Unidos da América aprova a Emenda Constitucional abolindo a escravidão e enviando aos Estados membros para a retificação  da aprovação.


Em 31 de janeiro de 1876 - Os índios são obrigados a mudarem-se para reservas indígenas pelo governo dos Estados Unidos da América.

Em 31 de janeiro de 1891 - Levantamento militar contra as cedências da Coroa Portuguesa ao ultimato britânico por causa do Mapa Cor de Rosa que pretendia unir por terra Angola e Moçambique. Este constituiu o primeiro movimento revolucionário que teve por objetivo a implantação do regime Republicano em Portugal tendo iniciado na cidade do Porto - PT.
Em 31 de janeiro de 1906 - nasce Roosevelt Sykes, músico de blues estadunidense.
Em 31 de janeiro de 1908nasce  Atahualpa Yupanqui, nome artístico de Hector Roberto Chaveiro, cantor e compositor argentino falecido em 23 de maio de 1992.
Em 31 de janeiro de 1914 nasce em Nova Jersia,  Jersey Joe Walcott boxeador  campeaão na sua categoria, e policial estadunidense. Falecido em 25 de fevereiro de 1994 em Camden Nova Jersey.




Otto Hhn e Lise Meitner
Em 31 de janeiro de 1917 - Os cientistas alemães Otto Hahn e Lise Mietner descobrem o protaclínio elemento radioativo.
Em 31 de janeiro de 1919 nasce Jackie Robinson, jogador beisebol e locutor esportivo.
Em 31 de janeiro de 1921 nasce na Pensilvânia, Mario Lanza como ficou conhecido Alfred Arnold Cocazza, cantor estadunidense. Falece em Roma em 7 de outubro de 1958.

Em 31 de janeiro de 1926 nasce Chuck Willis, cantor e compositor estadunidense falecido em Atlanta em 10 de abril de 1988.
Em 31 de janeiro de 1928 nasce no Rio de Janeiro, Miltinho ou Milton Santos de Almeida, sambista , cantor brasileiro. Falecido em 7 de setembro de 2014.

Em 31 de janeiro de 1929 - Leon Trotsky é expulso da URSS, no seguimento das lutas após a morte  de Lenin.
Em 31 de janeiro de 1930 nasce em Caxias, Pedro Jorge Simon, advogado, professor universitário, ocupou o cargo eletivo de Senador pelo Rio Grandedo Sul, e foi Ministro da Agrcultura entre os anos de 1985 e 1986. Até 1965 oi filiado ao PTB depois de 1966 até o fim pertenceu ao MDB.

Em 31 de janeiro de 1948 - nasce Joyce, cantora e  violonista brasileira


Em 31 de janeiro de 1949 - As forças comunistas entram em Pequim sem confrontos violentos com o Kuomitang (nacionalistas)
Harry Truman

Em 31 de janeiro de 1950 - No contexto da guerra fria o governo dos estados Unidos, na época com Harry Truman ordena a fabricação da bomba de hidrogênio utilizada como chantagem aos países socialistas.

Jango e Juscelino


Em 31 de janeiro de 1956 - Juscelino Kubstcheck presidente e João Goulart vice tomam posse na presidência do Brasil.
Nesta foto Juscelino, Jango e Jânio Quadros

Em 31 de janeiro de 1961 - Tomam posse da presidência do Brasil João Goulart (vice) e Jânio Quadros (presidente)
Em 31 de janeiro de 1967 Foi assinado o protocolo relativo ao Estatuto dos refugiados sob a proteção da Convenção  que foi submetido a Assembleia Geral das Nações Unidas conforme a Resolução 2198 XXI  de 16 de dezembro de 1966, quando o Secretário Geral da ONU submeteu o texto aos Estados membros que ratificaram e entrou em vigor em 4 de outubro de1967.


Em 31 de janeiro de 1968 Nauru consegue a sua independência da Austrália, da Nova Zelândia e do Reino Unido.

Em 31 de janeiro de 1970 nasce Minie Driver, atriz e cantora britânica
Em 31 de janeiro de 1973 - Falece Evaldo Braga, cantor e compositor brasileiro
Em 31 de janeiro de 1973 - nasce em Guiné Bissau, Baciro Dja, foi primeiro ministro da Guine Bissau em 2015 e 2016, é politico do partido da frente patriótica de Salvação nacional.

Kerry Washington
Em 31 de janeiro de 1977  - Nasceu  Kerry Washington, atriz estadunidense
Em 31 de janeiro de 1982 - nasce Helena Paparizou cantora sueca

Serra da Barriga
Em 31 de janeiro de 1986 - Tombamento da serra da Barriga berço da Resistência negra (afro), onde nasceu o Quilombo dos Palmares e viveu  seu maior líder Zumbi dos Palmares. União dos Palmares/AL.
Em 31 de janeiro de 1987 nasce em Saint Germain - en Laye,  Christoopher Qualembo ex jogador de futebol da seleção de Congo

Em 31 de janeiro de 2005 - Encerramento do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em que diversos temas foram debatidos, como "Afirmando e Defendendo os bens comuns da Terra e dos povos - como alternativas à mercantilização e ao controle dos transnacional.

Em 31 de janeiro de 2008 Rebeldes afirmaram ter tomados uma cidade estrategicamente importante na região central de Balha a 400 km da Capital do Chade.

Em 31de janeiro de 2009  No Quênia pelo menos 133 (cento e trinta e três)pessoas falecem e duzentas 200 outras ficam feridasquando um caminhão tanque explode em Nairobi, Tudo após um incêndio que matou 25 vinte e cinco pessoas no Super mercado Nakumatt em Nairobi.

Em 31 de janeiro de 2016 a enfermeira Anja Loven recolhe uma criança de apenas dois anos que foram jogada na rua, Criança que recebeu o nome de Hope que significa em português "Esperança". Anja Loven é fundadora da Fundação para o desenvolvimento e Educação de Crianç africana com HIV.
Em 31 de janeiro de 2019 As cantoras Lady Gaga e Kesha unem-se na denuncia com acusações contundente contra o produtor musical lukasz Goltowalt devido ao assedio e abuso sexual por ele cometido.
Em 31 de janeiro de 2020 - O Reino Unido sai formalmente da União Europeia.






acionais " "Rumo à construção de uma ordem democrática internacional e integração dos povos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu