Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos Marcantes do dia 31 de dezembro - Movimento Reflexivo

 







Em 31de dezembro de 1891 Falece em Lagos-Nigéria, Samuel Ajayi Crowther, arcebispo da igreja Anglicana e professor de linguística nigeriano. Foi o mais conhecido religioso cristão africano do Século XIX, nascido em Oxogun em 1809.
Em 31 de dezembro de 1925 - Temos a primeira Edição da Corrida de São Silvestre em São Paulo - Brasil.

Em 31 de dezembro de 1931 - Fundação da Escola de Samba Unidos da Tijuca
Em 31 de dezembro de 1936 - Conferência Internacional de Consolidação da Paz de Buenos Ayres, oportunidade em que proclamou à Unidade Americana
Em 31 de dezembro de 1947 - Nasceu a cantora brasileira Rita Lee Jones Carvalho

Donna Summer
Em 31 de dezembro de 1948 - Nasceu a cantora norte americana Donna Summer. Falece em 17 de maio de 2012 em Naples - Florida.


Fidel Castro e Chê Guevara
Em 31 de dezembro de 1958 - Fugêncio Batista o ditador fugiu de Cuba e Fidel Castro e Chê Guevara tomam a capital cubana, Havana.



Em 31 de dezembro de 1961 - Faleceu o cartunista Péricles de Andrade Maranhão, criador do personagem o Amigo da Onça.

Em 31 de dezembro de 1962 -nasce Pedro Cardoso, ator, escritor e roteirista brasileiro.

Em 31 de dezembro de 1963 -A Federação da Rodésia e Niassolândia também conhecida como Federação Centro Africana colapsou. Essa região foi um estado semi-independente no sul da África e que entre 1953 à 1963 foi composta pelas colônias da Rodésia do Sul, a Rodésia do Norte e a Niassolândia. Era um reino da coroa britânica. E ao colapsar tornaram independente Zâmbia e Malalui.
Em 31 de dezembro de 1964 nasce em Santiago, Valentina Vargas atri chilena.


Fernanda Porto
Em 31 de dezembro de 1965 - Nasceu a cantora brasileira Fernanda Porto
Em 31 de dezembro de 1972 -Falece em Isa Verde -Porto Rico, Robert Clemente, um dos maiores nomes do beisebol latino americano, e ativista social, faleceu indo com um avião DC-7, carregado de suprimentos para as vítimas do terremoto ocorrido na época na nicarágua, quando o avião acabou caindo no mar e essa grande figura do esporte e do humanismo desapareceu. Ele que nasceu em Carolina em 18 de agosto de 1934.


Rosanne Mulholland
Em 31 de dezembro de 1980 - Nasceu a atriz brasileira Rosanne Mulholland


Jacqueline Carvalho
Em 31 de dezembro de 1983 - Nasceu a jogadora Jacqueline Carvalho, jogadora de volei, da Seleção brasileira.
Em 31 de dezembro de 1983 Na Nigeria o major-general Muhammadu Bunhari lidera o golpe que põe fim ao Seguda Republica da Nigéria.
Em 31 de dezembro de 1995 nasce em Newport News, Garielle Crhristina Victoria Gabby Douglas, ginasta medalhista estadunidense.


Em 31 de dezembro de 1997 - Falece Capiba músico e compositor brasileiro, cujo o nome de batismo é Lourenço da Fonseca Barbosa.
Em 31 de dezembro de 2000 - Falece no Rio de Janeiro, Carolina Cardoso de Meneses, compositora e pianista brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 31 de maio de 1913.



Em 31 de dezembro de 2009 - Faleceu em São Jose do Rio Preto-SP, o ativista político, e comunista Antonio Roberto Vasconcelos.

Em 31 de dezembro de 2013 - falece James Avery ,ator e dublador estado-unidense.


Em 31 de dezembro de 2015 - falece a cantora Natalie Cole, aos 65 anos, era filha do também e cantor Nat Kim Cole, morreu no Hospital Cedar Sinai em Los Angeles, onde estava internada a partir de inúmeros problemas de saúde desde o transplante de rins que teve que fazer há alguns anos antes.Ela assim como seu pai enfrentaram a questão do racismo nos Estados Unidos, se desenvolvendo com ativista contra o racismo.


Em 31 de dezembro de 2015 - O papa Francisco na homilia de Ano Novo, na Basílica de São Pedro, condenou a corrupção e pediu respeito aos imigrantes.
Em 31 de dezembro de 2019 - Falece Joseph Djimrangar Dadnadji, nascido em 1 de aneiro de 1954.Foi primeiro ministro do Chade entre janeiro a novembro de 2013. quando renunciou aocargo, mas antes disto foi, Diretor geral do Ministério da Educação Chade ente outubro de 1996 a junho de 2002. Ministro do Planejamento de 2002 a 2003. Ministro da Água 2003 a 2004. Secetario Geral da Presidência entre 2004 a 2005. Em 2010 foi ministro do planejamento espacial E 2013 com a renuncia de Emmanuel Nadingar foi nomeado como primeiro ministro pelo presidente Idriss Deby E renunciou após uma votação, contra o que ele defendia na Assembleia do Chade, Foi substituido por Kalzeubel Pahimi Deubet. E aos 65 anos teve uma doença cerebrovascular que levou a óbito.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - A geografia - Manoel Messias Pereira

  A geografia Eu recordo que a geografia apenas parecia, que descrevia a terra como alias afirmavam os gregos em geo e grafos. Porém é uma disciplina que estuda mundo mais. Ou seja é uma ciência que estuda o espaço territorial e a relação com o ser humano , que atua modificando a paisagem. A modificação da paisagem tem a haver com a ocupação da terra, com as condições da vida, com a paz e as guerras estabelecidas. Com a riqueza acumulada, com a pobreza espalhada, com as alegorias e armadilhas ideológicas das concepções políticas. E com as violências estabelecidas, com as linguagens das viaturas e com a luta, entre quem pode matar, quem pode morrer, quem fica preso e quem fica solto. Ah! geografia tem haver com dor do outro, com o espaço do poder, com o espaço dos condomínios fechados, com a dor de quem mora na rua e com o tempo que cristaliza tudo. Ah! desgraça urbana, traçada organizada, pensada, para incluir uns pouco numa bolha ilusória, arquitetônica de belezas sem par. Enquanto qu