Pular para o conteúdo principal

Fatos Históricos Marcantes do dia 1 de outubro - Movimento Reflexivo

 



Em 1 de outubro de 1891 Nasce no Rio de Janeiro Minervino e Oliveira, militante do Partido Comunista Brasileiro, foi agricultor, marmorista, sindicalista, vereador e o 1. Candidato Afrodescendente a concorrer ao cargo de Presidente da República brasileira, em 1930.Assim que terminou a campanha  eleitoral Minervino de Oliveira e seu vice o poeta Octavio Brandão foram presos, como o Partidão entrou na ilegalidade, concorreram pelo Bloco Operário e Camponeses intitulado BOC.


Em 1 de outubro de 1929 - Teve inicio o ano econômico da União Soviética com o trabalho continuo na qual 73% dos trabalhadores participaram ativamente enquanto o mundo capitalista entrava numa terrível depressão.

Em 1 de outubro de 1924 - nasce Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos da América


Em 1 de outubro de 1925 - O general Candido Rondon iniciou o combate contra os revolucionários do general Izidoro Dias Lopes em Ponto Grossa -PR.



Em 1 de outubro de 1944 Ainda na ilegalidade o Partido Comunista Brasileira, lança a editora Vitória, c de princípios era uma editora especializada em livros marxistas e teve a vida de vinte anos. Depois outros autores como Oscar Niemeyer, Jorge Amado, Astrogildo Pereira, encerrando as suas atividades em 1964.

Em 1 de outubro de 1945 - nasce Carrie Lucas, cantora estadunidense

Em 1 de outubro de 1945 nasce Donny Hathaway, cantor e compositor estadunidense, de jazz falecido em 13 de janeiro de 1979.

Em 1 de outubro de 1946 Os líderes  nazistas são condenados após julgamento no Tribunal de Nuremberg.

Em 1 de outubro de 1948 - O ator Charles Chaplin, foi chamado para depor  acusado de ter participado de atividades anti- americana. Vale lembrar que já o mundo vivia a Guerra Fria.

Em 1 de outubro de 1949 - Reuniram-se 300 mil habitantes em Beijing, onde foi solenemente feito por Mao Tse Tung a proclamação da Republica da China.

Em 1 de outubro de 1957 nasce João Jose Alves Dias, professor universitário português doutor em assuntos medievais.

Em 1 de outubro de 1959 nasce Yossou N' Dour , cantor, compositor, ativista politica pela soltura de Nelson Mandela, luta contra as vítimas do terremoto de Al Hoceima no Marrocos, compôs a trilha sonora do filme Kirikus, e compôs o Hino para as finais da Copa do Mundo de 1998.


Em 1 de outubro de 1960 - Independência da Nigéria.

Em 1 de outubro de 1965 Em Jacarta na Indonésia os comunistas e revolucionários foram vitimas de um grande massacre, a informações de 500 mil pessoas mortas. Foram mortos seis generais da Indonésia e o governo acusou os comunistas de ter cometido os generais. E com isso muitos civis  por sustentar a ideia socialista foram assassinados.

Em 1 de outubro de 1966 nasce Georg Tawlon manneh Oppong Osman Weah, jogador de futebol e atual presidente da Liberia.

Em 1 de outubro de 1967 nasce ex levantador de pesos atleta e hoje Marcus Stenphens presidente de Nauru.




Em 1 de outubro de 1981 - Foi criado o Ipeafro na PUC-SP, Núcleo de Estudos Afros, e mais tarde transferido para o Rio de janeiro em 1984. Recordo inclusive houve um incêndio no Teatro da PUC, em São Paulo, época que teve que cancelar uma apresentação da cantora Célia.
Em 1 de outubro de 1977 O jogador Pelé, como ficou conhecido Edson Arantes do Nascimento fez a sua última partida de futebol.
Em 1 de outubro de 1985 - Israel ataca a sede da Organização para a Libertação da Palestina -OLP na Tunísia durante a Operação perna de Pau. Árabes buscam apoio a todas as vítimas.


Em 1 de outubro de 1987 nasce Ketleyn Quadros, nossa judoca medalhista brasileira.

Em 1 de outubro d 1992 - A frase que começa a música de Racionais  MC's e Mano Brown uma musica que revela crônica da periferia de São Paulo do trabalho "Sobrevivendo no Inferno".

Em 1 de outubro de 1996 As Grutas vulcânicas de São Vicente na Ilha da Madeira é aberta ao público pela primeira vez. Elas que foram conhecida desde 1885. Essa gruta que tens mais de 1000 metros subterrâneos.


Em 1 de outubro de 1997 - falece Julio Paride Bernabô, o Caribé o pinto argentino que viveu na Bahia e especializou em pintar cenas da cultura afro brasileira. Muito amigo de Jorge Amado e de Vinícius de Morais.
Em 1 de outubro de 2009 - Falece Andre Phillip Futa Mudumbula Tshilumbu Tshipad, membro da família imperial da Republica Democrática do Congo, agrônomo, mestre em economia,  diretor Banco Africano e Ministro da Economia e  desenvolvimento. Natural de Tshilengue -Republica Democrática do Congo nascido em 28 de agosto de 1943.

Em 1 de outubro de 2009 -Num encontro de professores o professor Aldo dos Santos, camarada do PSOL, escreveu e trouxe a luz a realidade do professor, pesquisador e cientista universitário negro. Dizendo que a quantidade de negros na Universidade estava muito aquém da quantidade proporcional ao numero de negros no Brasil. e revelou que a Sociedade Brasileira de Progresso para a Ciência indicou 60 cientistas destes apenas um era negro.

Em 1 de outubro de 2012 - faleceu Eric Hobsbawn, escritor e historiador anglo egípcio, marxista membro do Partido Comunista Inglês, nascido em 1917.

Em 1de outubro de 2017 - A escritora Chimamanda Nggi Adiche, nigeriana defendeu que todos devam ser feministas e faz crítica ao discurso de ódio e machista.

Em 1 de outubro de 2018 - falece em Mouriés, Charles Azvonour, cantor e compositor francês de origem armênia. Ele que nasceu em Paris em 1924, no período entre guerras seus pais saíram da Armênia devido os conflitos com os turcos.

Em 1 de outubro de 2020 - O presidente da África do Sul, Cyril Ramphosa anuncia a reabertura das fronteira do país a entrada de viajantes, permitindo o turismo de dentro e de fora da África do Sul. As fronteiras estava fechada desde março de 2020.

Em 1 de outubro de 2020 - O Paigc -Partido Africano da Independência de Guinè e Cabo Verde, que foi também o Movimento que lutou pela Independência de Guinè Bissau, anuncia que deseja liderar o governo de Unidade Nacional de Guiné Bissau.
Em 1 de outubro de 2020 - O ex-presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, diante da necessidade de uma Unidade em Guiné Bissau, diz que o diálogo é a vida necessária em Cabo Delgado.
Em 1 de outubro de 2020 - Partido da Renamo - Resistencia Nacional moçambicana, que é o segundo maior de Moçambique dirigido por Ossufo Momade desde 16 de janeiro de 2019, deseja hoje que a Comissão para averiguar violações de direitos Humanos (cleptocracia).












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

poesia - O mito em desenho - Manoel Messias Pereira

  O mito em desenho Desenhar um território é preciso observar os valores humanos pois cada um é um observatório pleno, bocas, língua, de olhos e  ouvidos juntamente com segredos e dedos vivendo todos os santos sentidos as vezes desflorados outras vezes emurchecidos alimentando a alma e o espirito consciente e consentido. Manoel Messias Pereira poeta São José do Rio Preto -SP. Brasil

Artigo - Povos Indígenas, memória e respeito - Manoel Messias Pereira

  Povos Indígenas, memória e respeito Eu ao longo do tempo, passei a organizar, o meu olhar sobre a realidade do meu Brasil. E observei que sou descendente dos povos africanos, que foram trazidos para cá, pelos invasores europeus e para trabalhar. Vieram os meus ancestrais como peças, galinhas, semoventes, para trabalhar e dar o suor de seus rostos num país que iniciava o sistema capitalista com o processo escravocrata, num contexto marginal em que havia atrocidades, violências impregnadas, por seres humanos de herança cultural europeia. E nesta terra, que os nativos sempre foram povos indígenas, cuja a data do dia 19 de abril é para lembrar disto, é para celebrar isto e para denunciar o que entendemos ser trágico, ser errado, mas essa denuncia não pode ser vazia, e sim concreta e com determinações de militâncias políticas. Na rede social, vi ontem dia 18 de abril de 2022, uma gravação de uma mulher indígena que reclamava dos garimpeiros, que invadiam suas terras usavam de hostilidades

Crônica - Dia da Mulher Moçambicana em luta e em luto - Manoel Messias Pereira

  Dia  da Mulher Moçambicana em luta e em luto. Hoje é o dia da Mulher moçambicana, uma data que remete a morte da jovem Josina Machel, falecida em 7 de abril de 1971, em Dar es Salaam na Tanzânia, acometida por uma enfermidade no fígado. Ela que nascera em 10 de agosto de 1954 em Inhambane- Moçambique com o nome de Josina Abiatha Muthemba, foi guerrilheira, ativista politica, feminista que lutou na Frente de Libertação pela Independência de Moçambique - Frelimo, tendo destacado -a como uma grande heroína, moça estudiosa e disciplinada que tens neste dia a celebração politica do "Dia Nacional da Mulher Moçambicana". Em Mueda, monumento a Jovina Machel E a sua história começa a ser desenhada quando ainda muito jovem com apenas 18 anos sai de Moçambique para seguir para a Tanzânia onde encontrariam com os camaradas da Frelimo, e assim começava a sua luta. Ela foi apoiada pela família, que em 1956 havia saído de Inhambane e se mudado para Lourenço Marques, para que ela pudesse f